Curso qualifica profissionais da saúde

Iwwa Agência
Publicado 20/10/2011 03:10:12

Teve início, nesta quinta-feira (20/10), o terceiro módulo do curso de Formação de Apoiadores Institucionais oferecido pela coordenação da Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde. Destinado a 40 gestores da rede municipal de saúde de Camaçari, o curso acontece na última quinta e sexta-feira do mês, dependendo do calendário de feriados. 

O curso, ministrado pelo coordenador nacional da PNH, Gustavo Nunes, trabalha as temáticas Apoio Institucional e Co-gestão em Saúde. Com carga horária de 384 horas/aula, a capacitação foi dividida em duas etapas. A primeira possui quatro módulos e teve início em agosto deste ano e a segunda acontece de janeiro a outubro de 2012 e vai contemplar mais 80 profissionais da rede municipal e conselheiros de saúde. 

De acordo com a coordenadora do Humaniza SUS Camaçari, Valentina Saraiva, a proposta é qualificar os profissionais e apresentar um plano de intervenção para melhorar ainda mais o atendimento da saúde do Município. Em novembro, será aberta uma seleção para a segunda etapa do curso. “Em breve será publicado o edital com os critérios de seleção”, acrescenta a coordenadora. 

O assessor da Sesau (Secretaria da Saúde), Luiz Roberto Sobral, prestigiou a abertura do terceiro módulo e considera a formação de extrema importância para o Município, “pois ao qualificar os trabalhadores da saúde, eles se tornam multiplicadores destas ações, melhorando a qualidade do atendimento e humanizando o serviço prestado à população”.

A abertura do evento contou com a apresentação dos alunos do curso de teatro da Cidade do Saber, que encenaram um trecho do projeto Sala de Espera, que consiste em humanizar o ambiente das USFs (Unidades de Saúde da Família) através de ações sócio-educativas e apresentações teatrais e musicais.

Também participaram da abertura do módulo, a subsecretária da Saúde, Sandra Pelegrino, a representante do Ministério da Saúde e consultora da PNH Bahia, Aline Costa, e o diretor da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), José Carlos da Silva. 

O curso de Formação de Apoiadores Institucionais é uma iniciativa da Sesau (Secretária da Saúde) de Camaçari, através da Coordenação do Humaniza SUS, em parceria com o Ministério da Saúde e com o Departamento de Gestão e Trabalho na Saúde da Sesab.

Slideshow | 2 fotos

Curso qualifica profissionais da saúde

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.