Curso qualifica profissionais da saúde

Iwwa Agência
Publicado 20/10/2011 03:10:12

Teve início, nesta quinta-feira (20/10), o terceiro módulo do curso de Formação de Apoiadores Institucionais oferecido pela coordenação da Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde. Destinado a 40 gestores da rede municipal de saúde de Camaçari, o curso acontece na última quinta e sexta-feira do mês, dependendo do calendário de feriados. 

O curso, ministrado pelo coordenador nacional da PNH, Gustavo Nunes, trabalha as temáticas Apoio Institucional e Co-gestão em Saúde. Com carga horária de 384 horas/aula, a capacitação foi dividida em duas etapas. A primeira possui quatro módulos e teve início em agosto deste ano e a segunda acontece de janeiro a outubro de 2012 e vai contemplar mais 80 profissionais da rede municipal e conselheiros de saúde. 

De acordo com a coordenadora do Humaniza SUS Camaçari, Valentina Saraiva, a proposta é qualificar os profissionais e apresentar um plano de intervenção para melhorar ainda mais o atendimento da saúde do Município. Em novembro, será aberta uma seleção para a segunda etapa do curso. “Em breve será publicado o edital com os critérios de seleção”, acrescenta a coordenadora. 

O assessor da Sesau (Secretaria da Saúde), Luiz Roberto Sobral, prestigiou a abertura do terceiro módulo e considera a formação de extrema importância para o Município, “pois ao qualificar os trabalhadores da saúde, eles se tornam multiplicadores destas ações, melhorando a qualidade do atendimento e humanizando o serviço prestado à população”.

A abertura do evento contou com a apresentação dos alunos do curso de teatro da Cidade do Saber, que encenaram um trecho do projeto Sala de Espera, que consiste em humanizar o ambiente das USFs (Unidades de Saúde da Família) através de ações sócio-educativas e apresentações teatrais e musicais.

Também participaram da abertura do módulo, a subsecretária da Saúde, Sandra Pelegrino, a representante do Ministério da Saúde e consultora da PNH Bahia, Aline Costa, e o diretor da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), José Carlos da Silva. 

O curso de Formação de Apoiadores Institucionais é uma iniciativa da Sesau (Secretária da Saúde) de Camaçari, através da Coordenação do Humaniza SUS, em parceria com o Ministério da Saúde e com o Departamento de Gestão e Trabalho na Saúde da Sesab.

Slideshow | 2 fotos

Curso qualifica profissionais da saúde

Mais Notícias

Seduc realiza encontro com famílias de estudantes atendidos com cuidadores

Seduc realiza encontro com famílias de estudantes atendidos com cui...

Seduc inicia oferta de Oficina de Libras nas escolas municipais onde há alunos surdos

Seduc inicia oferta de Oficina de Libras nas escolas municipais ond...

Operação Semáforo da STT é aprovada pela população  

Operação Semáforo da STT é aprovada pela população  

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.