Curso qualifica novos agentes de combate às endemias

Iwwa Agência
Publicado 29/11/2010 03:11:00

Na manhã desta segunda-feira (29/11), foi iniciada a segunda etapa do Curso de Qualificação para Agentes de Combate às Endemias.

Nesta fase 48 novos profissionais serão capacitados com um treinamento específico, voltado para o combate à dengue. A capacitação acontece no auditório da Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec).

O treinamento tem o objetivo de ampliar os conhecimentos da área de atuação dos agentes, sobretudo com conteúdo voltado às endemias, tais como dengue, leishmaniose, esquistossomose e raiva.

O curso, que começou no dia 22 de novembro e encerra no dia 10 de dezembro, tem carga horária de 80h. Durante este período a nova equipe terá passado por experiências teóricas e práticas, incluindo visitação às residências.

De acordo com a subsecretária da Saúde (Sesau) do Município, Sandra Marques, houve um avanço significativo na saúde pública em Camaçari. “As necessidades da população estão sendo atendidas. Só este ano foram entregues novas unidades e equipamentos, tudo isso com o intuito de facilitar o acesso da comunidade aos serviços de saúde”, disse.

Para o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Marcos Nogueira, as ações serão ampliadas com as recentes contratações de aprovados nos concursos públicos realizados no Município.

“Só neste ano foram efetivados 150 novos agentes. O resultado disso é a saída de Camaçari da lista de cidades com maior risco de epidemia de dengue”, informa Marcos Nogueira.

A cerimônia de abertura contou também com presença do diretor da 1ª Diretoria Regional de Saúde (1ª Dires), José Moacir Ramos. Segundo ele, treinamentos como este permitem que os agentes atuem com maior preparo “nas mais variadas áreas de saúde”.

O Curso de Qualificação para Agentes de Combate às Endemias é uma iniciativa do Departamento de Vigilância em Saúde e da equipe de Educação Permanente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Foto: Adeilson Carvalho

Curso para Agentes de Combate às Endemias termina dia 10 -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.