As mulheres do Parque das Mangabas estão sendo capacitadas para serem novas empreendedoras, com um curso que acontece até o dia 14 de agosto, todas as terças e quintas-feiras, das 13h30 as 16h30, na Associação de Moradores, promovido pelo Banco do Povo.
A capacitação é ministrada pelo educador social Claudemir Santos. O primeiro passo é apresentar a metodologia do Banco do Povo, que é a educação pelo crédito, além de trabalhar vários temas como identidade, auto-estima, ética, meio-ambiente, políticas públicas, associativismo, cooperativismo, empreendedorismo e noções básicas de contabilidade.
Segundo ele, a resposta tem sido positiva e a cada aula as alunas demonstram mais interesse e o número de pessoas aumenta. Maria Célia Pereira Silva, de 35 anos, é artesã, trabalha com jornal, palha de nicuri e de dendê, fazendo cestas para café da manhã, baús e arranjos. Ela está muito interessada no treinamento porque pretende pedir um empréstimo e aprender a dirigir seu pequeno negócio sem perder dinheiro.
A costureira Juciene Macedo Nascimento faz bordados e vende na feira da praça Abrantes. O sonho dela é ser uma empreendedora e pretende ampliar o negócio através de novos conhecimentos.
Para o presidente da Associação dos Moradores do Parque das Mangabas, Clenilton Alves Santos, a realização do curso é um antigo sonho de todos, principalmente das mães carentes. Através dos produtos que serão comercializados, elas vão poder ganhar dinheiro sem sair de casa. Pretendo montar uma cooperativa para produzir e exportar tudo o que for produzido pela comunidade.
O curso já foi realizado em Cancelas de Jordão, Barra do Pojuca, Jóia do Rio, Phoc II, Parque Satélite, Buris de Abrantes, Sucupió, Coqueiro de Monte Gordo, Arembepe e Areias.

O curso é promivido pelo Banco do Povo -