Com o objetivo de reduzir o desrespeito e garantir um deslocamento digno aos idosos de Camaçari, a Prefeitura montou uma comissão, formada por representantes do Conviver e da Superintendência do Trânsito e Transportes (STT), para visitar as empresas de transporte coletivo e oferecer um curso sobre tratamento ao idoso.
A decisão saiu de reunião realizada nesta sexta-feira (16/10), no Espaço Conviver, entre representantes do poder municipal, permissionários e associação de moradores. Os cursos devem começar a partir do próximo mês.
Para Dermerval da Purificação, 77 anos, a discussão foi bastante proveitosa. Esse é o momento do poder público e empresas de transporte saberem da nossa situação e necessidades, conta o aposentado, que periodicamente sofre com o desrespeito de motoristas e cobradores nos pontos de ônibus.
É comum a gente esperar pelo carro no ponto e ele não parar porque o idoso não paga passagem, alerta José dos Santos. O morador do Phoc 1 ainda reclama que muitos veículos só possuem três assentos reservados, o que muitas vezes compromete o conforto da viagem. Nas vans, segundo ele, o problema é ainda maior.
Na ocasião, a STT também disponibilizou o telefone da central do órgão para sugestões ou reclamações. As ligações podem ser feitas para o número 0800 285 4030, que funciona 24 horas. Pela internet, o recurso é o email ouvidoria@sttcamacari.com.br.
O encontro atende a uma reivindicação da população. Estima-se que os idosos correspondam a 4% dos moradores do Município. Já a frota de transporte coletivo da sede e orla é composta por 152 veículos.
Atualmente funciona no Município o Fiscal Cidadão. De acordo com o programa, as associações de moradores de bairro elegem representantes para fiscalizar o sistema municipal de trânsito. Cada morador tem acesso direto ao superintendente da STT, João de Araújo.

Idosos cobram medidas durante reunião no Conviver -