Curso ensina direitos do passageiro idoso

Iwwa Agência
Publicado 16/10/2009 03:10:55

Com o objetivo de reduzir o desrespeito e garantir um deslocamento digno aos idosos de Camaçari, a Prefeitura montou uma comissão, formada por representantes do Conviver e da Superintendência do Trânsito e Transportes (STT), para visitar as empresas de transporte coletivo e oferecer um curso sobre tratamento ao idoso.

A decisão saiu de reunião realizada nesta sexta-feira (16/10), no Espaço Conviver, entre representantes do poder municipal, permissionários e associação de moradores. Os cursos devem começar a partir do próximo mês.

Para Dermerval da Purificação, 77 anos, a discussão foi bastante proveitosa. “Esse é o momento do poder público e empresas de transporte saberem da nossa situação e necessidades”, conta o aposentado, que periodicamente sofre com o desrespeito de motoristas e cobradores nos pontos de ônibus.

“É comum a gente esperar pelo carro no ponto e ele não parar porque o idoso não paga passagem”, alerta José dos Santos. O morador do Phoc 1 ainda reclama que muitos veículos só possuem três assentos reservados, o que muitas vezes compromete o conforto da viagem. Nas vans, segundo ele, o problema é ainda maior.

Na ocasião, a STT também disponibilizou o telefone da central do órgão para sugestões ou reclamações. As ligações podem ser feitas para o número 0800 285 4030, que funciona 24 horas. Pela internet, o recurso é o email ouvidoria@sttcamacari.com.br.

O encontro atende a uma reivindicação da população. Estima-se que os idosos correspondam a 4% dos moradores do Município. Já a frota de transporte coletivo da sede e orla é composta por 152 veículos.

Atualmente funciona no Município o Fiscal Cidadão. De acordo com o programa, as associações de moradores de bairro elegem representantes para fiscalizar o sistema municipal de trânsito. Cada morador tem acesso direto ao superintendente da STT, João de Araújo.

Foto: Nelinho Oliveira

Idosos cobram medidas durante reunião no Conviver -

Mais Notícias

Desfile cívico em Abrantes tem espaço com acessibilidade garantido

Desfile cívico em Abrantes tem espaço com acessibilidade garantido

Alunos do Centro Cultural participam do desfile cívico em Abrantes

Alunos do Centro Cultural participam do desfile cívico em Abrantes

Desfile aquece vendas de comerciantes e ambulantes em Abrantes

Desfile aquece vendas de comerciantes e ambulantes em Abrantes

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us