Profissionais que atuam com estética, barbeiros e tatuadores vão contar com o curso gratuito de Boas Práticas em Salão de Beleza e Estabelecimentos Similares. As inscrições começam na segunda-feira (22/08) e as aulas acontecem na Cidade do Saber, no mês de outubro.
Realizada pelo Departamento de Vigilância à Saúde, em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), o curso tem o objetivo de qualificar os profissionais, controlar a incidência de acidentes e doenças, além de estimular a adoção das boas práticas sanitárias no âmbito dos estabelecimentos comerciais.
“O uso compartilhado de tesouras, alicates, dentre outros utensílios, aumenta a chance de enfermidades transmitidas por bactérias, vírus e fungos”, explica o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde do Município, Marcos Nogueira. As micoses, dermatites seborréicas e as hepatites virais são as doenças mais freqüentes.
A Sesau (Secretaria da Saúde) pretende qualificar cerca de 200 profissionais, que serão divididos em cinco turmas de 40 alunos. O curso tem carga horária de 20 horas/aula e acontece no turno matutino, das 8h às 12h.
Segundo Marcos Nogueira, os participantes vão aprender técnicas de limpeza, desinfecção e esterilização de equipamentos.
Os interessados em participar devem acessar o endereço eletrônico www.saude.camacari.ba.gov.br até o dia 15 de setembro e preencher a ficha de inscrição. É necessário ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental incompleto. No início das aulas, é preciso confirmar a inscrição, mediante entrega da cópia do RG e CPF.
O evento é realizado pela Sesau, com apoio dos departamentos de Vigilância à Saúde e de Média e Alta Complexidade, da coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental e do CRES (Centro de Referência e Especialidades em Saúde).