Camaçari sedia o curso de Elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). A capacitação, que continua nesta quarta-feira (18/04), na Cidade do Saber, pretende auxiliar o trabalho de licenciamento dos empreendimentos e avaliar os impactos ambientais causados pela implantação de empresas em Camaçari.
“Camaçari foi escolhida para sediar a segunda turma do projeto em função do potencial econômico e industrial”, informou Martha Muricy, analista de Inovação do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), um dos realizadores do evento.
O curso de Elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental é dividido em quatro módulos, que abordam temas como Legislação ambiental, Aspectos Gerais do Sistema Ambiental, Elaboração do EIA/RIMA e Estudos ambientais pela ótica empresarial.
A iniciativa ainda envolve dinâmicas de grupo, com simulação de audiência pública e estudos de caso. Três palestrantes se revezam na apresentação das palestras, entre eles, os consultores Ana Cordeiro, Ruy Muricy e Márcio Gonçalves. Ao final do curso, os participantes recebem certificado.
Com apoio da Prefeitura de Camaçari, o curso de Elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental é fruto da parceria entre a Petrobras, a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (SICM), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA).
A coordenadora de Conservação e Manutenção de Áreas Verdes da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano), Marinalva Cruz, também marcou presença no evento.
O primeiro encontro do curso aconteceu na última segunda-feira (16) e o último será no dia 25 de abril.