O Oficina do Futuro, curso de Tecnologia da Informação (TI) oferecido para jovens de Camaçari, através de uma parceria firmada entre a Prefeitura e a empresa IBM, deve iniciar a segunda fase ainda neste mês.
Na primeira etapa, os 85 alunos inscritos passaram por 30 horas de treinamento teórico, dividido em nove módulos. Desses, 63 foram aprovados para iniciar a segunda fase, que mescla teoria e prática, durante 200 horas.
Os 10 computadores utilizados nas aulas foram cedidos pela administração municipal e atendem a critérios exigidos pela IBM. As máquinas são equipadas com sistema operacional XP ou versões mais avançadas, navegador Internet Explorer 8.0, velocidade de internet a partir de 300 kbytes, webcam, fones de ouvido e caixas de som.
As aulas, orientadas por um monitor de informática também cedido pela Prefeitura, acontecem nos turnos matutino e vespertino, no laboratório da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão).
De acordo com a coordenadora do curso no Município, Rosa Santos, a segunda etapa deve ser iniciada logo após a vistoria do espaço e dos equipamentos, realizada por um técnico da IBM.
O curso faz parte do Plano de Combate à Pobreza Extrema de Camaçari e é voltado para a qualificação profissional de jovens, a partir de 16 anos, integrantes de famílias com renda per capita de até R$ 70,00.
Para tanto, os interessados devem estar cursando ou já terem concluído o ensino médio e terem noções básicas de informática. A seleção é feita através do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) do governo federal.
A intenção é atender mil pessoas e ainda existem vagas disponíveis. Os interessados devem se dirigir à Secin, localizada na rua Ponciano de Oliveira, 393, mesmo prédio do Senai. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Laboratório do curso de TI funciona na Secin -