Curso de combate a incêndio capacita 100 agentes

Iwwa Agência
Publicado 06/11/2009 01:11:15

A Coordenadoria de Defesa Civil (Codec), em parceria com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), realiza curso de Combate a Incêndio de Vegetação para capacitar 100 agentes. A atividade começou nesta sexta-feira (06/11) e será encerrada sábado (07/11).

A parte teórica foi ministrada sexta-feira (06/11), no auditório da Prefeitura. À tarde, os profissionais participam de aula prática numa área previamente preparada, ao lado da sede da Defesa Civil.

A finalidade do treinamento é ter agentes de diversos órgãos de segurança capacitados a combater eventuais focos de incêndio em vegetação, especialmente no período de novembro a março, por conta da alta temperatura que ocasiona combustão espontânea.

De acordo com o especialista em Controle de Incêndio Florestal, Carlos Alberto Borges, há duas formas de se combater incêndio, com equipamentos modernos como aviões e helicópteros, ou através de ferramentas agrícolas. “Um profissional com bom treinamento é capaz de retirar de forma rápida e precisa a cobertura vegetal do terreno para que o fogo não se alastre”.

Para Amanda Passos, integrante da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Copa) da PM, o curso é muito importante. “Trabalhamos em conjunto com bombeiros e brigadistas no combate a incêndio e o treinamento melhora nosso desempenho”.

Já Sérgio Ribeiro, agente da Defesa Civil de Camaçari, lembra que os ensinamentos são multiplicados com as comunidades, que recebem orientações de como devem agir em situações de incêndio na vegetação. “A população é nosso maior parceiro”.

Além da brigada da Defesa Civil de Camaçari, são treinados agentes da Polícia Militar (PM), Ronda Industrial, Tiro de Guerra, Núcleos da Defesa Civil Comunitárias (Nudec’s), a Copa e a Defesa Civil de Simões Filho. Em caso de incêndio as comunidades têm acesso a equipe da Codec 24 horas através do 199.

Foto: Nelinho Oliveira

Aulas teóricas formaram a primeira etapa do curso -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.