Com a finalidade de estimular os agricultores a ampliarem a produção e a diversidade de produtos, além de suprir a demanda dos programas federais executados no Município, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), a Prefeitura realiza o curso Beijus Enriquecidos com Frutas e Hortaliças.
A iniciativa, que acontece nesta quarta-feira (06/05), é promovida pela Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca) no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), na Casa do Trabalho. A capacitação é ministrada pelo pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Joselito Motta, e contempla 25 pessoas.
Agricultora da região de Tiririca, em Barra do Pojuca, Adriana de Jesus, de 30 anos, já trabalha com mandioca. Através da capacitação, ela pode aprimorar ainda mais o conhecimento. “Sei fazer o beiju tradicional, mais com os conhecimentos que estou adquirindo posso dar mais qualidade e diversidade ao produto”, ressaltou.
O curso contempla agricultores de diferentes localidades do Município, principalmente os que já trabalham com o produto. A capacitação aborda novas formas de beneficiamento do tradicional beiju, ao agregar valor nutricional e econômico à iguaria, um subproduto da mandioca, espécie amplamente cultivada e tão fundamental para a agricultura familiar.