Preocupada em instruir os profissionais da área médica sobre a Influenza A (H1N1), mais conhecida como Gripe Suína, a Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau) promoveu o curso Manejo Clínico e Vigilância da Doença. Este já o terceiro encontro sobre o assunto.
A capacitação aconteceu nesta quinta-feira (30/07), no auditório da Secretaria do Governo, com a médica e coordenadora estadual do Programa Influenza, Maria Mazzarello. Estiveram presentes profissionais da rede pública, privada e do pólo industrial do Município.
Durante o curso, os presentes foram informados sobre os sintomas mais característicos da doença, além de receber instruções de como abordar e identificar os casos suspeitos. Novas capacitações serão realizadas ao longo do semestre.
Segundo o coordenador do Departamento de Vigilância à Saúde, Marcos Nogueira, qualquer informação sobre a Gripe A pode ser prestada no setor, através do telefone (71) 3627-6796. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A população pode ficar tranquila quanto a doença porque as unidades de saúde da cidade, bem como os profissionais, estão preparados para o atendimento, diz.
A gripe A é causada pelo vírus Influenza tipo A (H1N1). O contato com saliva contendo partículas virais, eliminadas principalmente no espirro, na tosse, ou em secreções de pessoas infectadas, são as formas mais comuns de contaminação.
Os sintomas incluem febre repentina e acima de 38°C e tosse, podendo vir acompanhados de diarréia, dificuldade respiratória e dores de cabeça nas articulações e músculos. O período de incubação (tempo que a doença leva para manifestar os sintomas clínicos) pode variar em até uma semana.
A contaminação da Gripe A pode ser evitada através de algumas medidas simples, como cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, preferencialmente com lenço descartável, lavar as mãos frequentemente com água e sabão, não tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies, evitar aglomerações e buscar auxílio médico em casos de manifestação de sintomas.
CASO
O primeiro caso de Gripe A em Camaçari foi confirmado em uma mulher de 35 anos. A doença foi adquirida durante viagem à Argentina. O período da quarentena já passou e a moradora está em casa.
As pessoas próximas à vítima estão sendo monitoradas diariamente pela Vigilância Epidemiológica do Município para verificar se há apresentação do quadro gripal.
O coordenador do Departamento de Vigilância à Saúde, Marcos Nogueira, diz que não há motivos para pânico e informa que a Sesau está intensificando os trabalhos nas unidades de saúde para isolar o caso.

Esse é o terceiro curso ministrado pela Prefeitura -