Professores e coordenadores do ensino fundamental I participam até o dia 1º de novembro de um curso de capacitação. A iniciativa atende a Lei 11.274/96, que dispõe sobre a duração de nove anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória para as crianças a partir dos 6 anos de idade.
A atual legislação (Lei 11.274/96) é uma ampliação da Lei 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases (LDB) da educação nacional. De acordo com a LDB, a matrícula na rede de ensino é obrigatória a partir dos 8 anos.
As aulas, que começaram no dia 16 deste mês, acontecem sempre aos sábados, na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. O curso é ministrado por profissionais especializados e tem uma carga de 50 horas.
A capacitação dos cerca de 380 professores e coordenadores inclui aulas teóricas e práticas, com aplicação de conteúdos em sala de aula. Entre os temas abordados, Alfabetização e Letramento, Interferência do Professor na Alfabetização Inicial, Seis anos e a Área do conhecimento.
Ao final, os educadores recebem certificado de participação. O objetivo é capacitar os profissionais que atendem a essa faixa etária.
O curso também dá ênfase aos conteúdos cobrados pela Provinha Brasil, instrumento de avaliação que tem o objetivo de diagnosticar o nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino, após um ano de escolaridade. A Provinha foi elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC (Ministério da Educação). No Município, a avaliação aconteceu em junho último.