Curso capacita profissionais

Iwwa Agência
Publicado 15/10/2010 03:10:43

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur), em pareceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), realizou na manhã desta sexta-feira (15/10), o mini-curso Legislação, Perspectiva e Situação do Setor Mineral da Bahia.

A proposta é ampliar o conhecimento dos profissionais ligados ao combate à exploração ilegal de minérios em Camaçari.

Durante as explanações realizadas pelo chefe do 7º DNPM, o geólogo Teobaldo Rodrigues, os 32 participantes foram informados sobre legislação ambiental, órgãos de fiscalização, análise institucional, mineração em Camaçari e na Bahia. Além disso, também foram abordadas as atribuições e funcionamento da DNPM.

“Estamos cada vez mais dependentes da utilização de recursos minerais e precisamos estar cientes para realizar o processo de forma racional e legal”, explicou Teobaldo Rodrigues.

O treinamento contou com a participação de policiais civis da 33ª, 18ª e 26ª delegacias, militares do 12º Batalhão, 59ª Companhia Independente, 1ª Companhia Polícia Rodoviária e Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE), todos integrantes da força tarefa montada para coibir as ações clandestinas de extração de minérios do Município.

Para o soldado da 59ª, João Carlos Adorno, “adquirir suporte legal para desenvolver os trabalhos é imprescindível para o sucesso das ações”.

De acordo com o secretário da Sedur, José Cupertino, “o Município está sendo explorado de forma irregular e o curso ajudará a conscientizar a população e facilitará as atividades dos profissionais”.

Ainda segundo Cupertino, será feita uma campanha publicitária alertando sobre a importância dos caçambeiros comprarem areia em lavras oficiais e com nota fiscal.

Também estiveram presentes na capacitação, o secretário municipal da Fazenda (Sefaz), Paulo Cézar Gomes, o gerente de fiscalização da Secretaria da Fazendo do Estado, Evaldo Bispo de Santana, representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, técnicos e fiscais.

Foto: Adeilson Carvalho

O curso abordou a situação do setor mineral na Bahia -

Mais Notícias

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Defesa Civil e PM auxiliam moradores durante desocupação de imóvel

Moradora da costa é contratada após capacitação promovida pela prefeitura

Moradora da costa é contratada após capacitação promovida pela pref...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.