Curso beneficia 100 mototaxistas

Iwwa Agência
Publicado 01/10/2012 04:10:00

Teve início nesta segunda-feira (01/10), com as aulas inaugurais realizadas no Auditório da Segov (Secretaria do Governo), mais duas turmas de formação para o Curso de Qualificação para Mototaxistas. A capacitação é gratuita e segue até o próximo dia 06/10 (sábado).

No referido período, serão capacitados 100 profissionais, divididos em duas turmas, uma no turno matutino e outra no vespertino. As aulas, obrigatórias, são ministradas por profissionais da Escola Pública de Trânsito (EPTRAN) e têm por finalidade formar os profissionais que trabalham com transporte de passageiros e entrega de mercadorias.

Com 30 horas/aulas, a capacitação oferecerá 28 horas de aulas teóricas sobre Legislação, Direção Defensiva, Ética e Cidadania, Primeiros Socorros e Prática de Pilotagem. As demais horas serão destinadas à aula prática. De amanhã (02/10) à sexta-feira (05/10), as aulas serão realizadas na Cidade do Saber e no sábado (06/10), acontece a aula prática no Espaço Camaçari.

De acordo com a STT (Superintendência de Trânsito e Transporte) de Camaçari, a qualificação é necessária também para se obter a licença, junto à STT, para adquirir a placa vermelha (de aluguel) no Detran (Departamento Nacional de Trânsito). Dos 740 mototaxistas cadastrados no órgão, 104 já realizaram o curso e, ainda segundo a STT, até o final do mês mais 100 profissionais serão capacitados.

Para o mototaxista Cláudio Rodrigues de Mendonça, 40 anos, morador do bairro Gravatá que atua há 1 ano no ponto da praça Abrantes, a iniciativa é essencial para a valorização da profissão. “Este curso é uma vitória e garante a segurança tanto do profissional quanto da população que utiliza o serviço”, declarou.

A iniciativa atende a Lei Federal nº 12.009/2009, por meio da resolução nº 350 do Denatran, que legaliza a profissão de mototaxista e exige a realização do curso que dá direito ao registro do termo profissional remunerado na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Desde a regulamentação da profissão pela Prefeitura Municipal, em 2009, por meio da Lei Municipal 1.037/2009, foram desenvolvidas várias benfeitorias no intuito de assegurar o exercício da profissão, como a padronização dos profissionais, através da pintura dos veículos, nos quais constam a numeração e o selo da vistoria, a orientação para a utilização do colete reflexivo e a colocação de antenas corta pipa, dentre outros.

A capacitação, promovida pela Escola Pública de Trânsito, em parceria com a Prefeitura de Camaçari, através da STT (Superintendência de Trânsito e Transporte), conta com o apoio da Associação dos Mototaxistas e Motociclistas de Camaçari (AMMC).

 

Slideshow | 2 fotos

Curso beneficia 100 mototaxistas

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.