Curso atende UBS do Novo Horizonte

Iwwa Agência
Publicado 19/10/2010 01:10:50

Promover a troca de conhecimento entre os membros dos 21 Conselhos Locais de Saúde, das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs) da sede e orla de Camaçari.

Com este intuito, a Secretaria da Saúde (Sesau) está capacitando 32 titulares e suplentes de cada conselho, até o início de dezembro deste ano.

Nesta terça-feira (19/10) é a vez dos representantes da comunidade e profissionais da UBS do bairro Novo Horizonte obter informações sobre a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os temas abordam as Políticas de Saúde, Controle Social, Educação Permanente em Saúde, Planejamento e Pacto de Gestão, além de Financiamento e Orçamento.

A palestra, que acontece durante todo o dia, no auditório da UBS do bairro, contará com a exibição de um filme sobre o panorama da implantação do SUS, as barreiras e superações do Sistema Único.

Para a coordenadora de Controle Social da Sesau, Soane Almeida, “a criação dos conselhos é um desafio que está sendo superado graças ao cuidado da gestão municipal e ao empenho dos servidores e da comunidade”.

De acordo com a suplente do Conselho e representante da comunidade, Denialda Xavier, a iniciativa oportuniza um melhor entendimento da função dos conselheiros, “além de ajudar a ampliar o aprendizado sobre o sistema de saúde, sobretudo no Município”.

Já para a auxiliar de enfermagem e conselheira representante da unidade de saúde, Rejane Moreira, “a capacitação contribui para a melhoria do atendimento”.

Criados em julho de 2010, os Conselhos Locais de Saúde têm validade de dois anos. O objetivo é fiscalizar, planejar e acompanhar as ações das unidades de saúde.

Foto: Adeilson Carvalho

Conselheiros discutiram o Sistema Único de Saúde -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.