Curso aprimora a qualidade da merenda escolar

Iwwa Agência
Publicado 31/01/2011 05:01:44

Aperfeiçoar os procedimentos operacionais de boas práticas na manipulação de alimentos, além de qualificar profissionais. Com este objetivo, a Secretaria da Educação (Seduc) iniciou, nesta segunda-feira (31/01), a capacitação de 221 merendeiras da rede municipal de ensino da sede e orla.

O curso, com carga horária de 20h, segue até sexta-feira (04/02) e é oferecido através de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac). Pela primeira vez o curso é ministrado por uma equipe do Programa Alimentos Seguros (PAS). Devido ao grande número de participantes, o grupo foi dividido em três turmas, uma no turno matutino e duas no vespertino.

O conteúdo programático vai abordar temáticas voltadas para a higienização pessoal, de ambientes e utensílios, prevenção contra os perigos físicos, químicos e biológicos de contaminação, além de noções de compra, armazenamento, preparo, exposição, consumo final e legislação de alimentos.

Para Gisele Paiva de Cerqueira, merendeira da escola Elisa Dias, em Vila de Abrantes, a iniciativa é importante porque “são adquiridas informações sobre as normas de manipulação e equipamentos necessários para o preparo de alimentos”.

Há dez anos atuando como merendeira e, atualmente, trabalhando no Centro Social do Trabalho e Cidadania (CSTC), Tereza Cristina Pereira acredita que o curso “proporciona a renovação de conhecimentos e a troca de experiências com os profissionais da área”.

De acordo com a consultora Simone Montes, responsável pelo treinamento, a turma se mostrou receptiva. “O interesse das profissionais as torna mais conscientes e traz a perspectiva da melhoria nos serviços prestados, sobretudo dando a garantia no oferecimento de merenda escolar de qualidade”, afirmou.

Segundo a subsecretária da Seduc, Graça Guimarães, os treinamentos de aperfeiçoamento para as merendeiras acontecem todos os anos no intuito de promover a formação continuada das profissionais.

Foto: Nelinho Oliveira

Curso para as merendeiras é oferecido anualmente -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.