Curso abre inscrição para educadores

Iwwa Agência
Publicado 09/01/2014 01:01:12

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas 2014. Destinado aos educadores do ensino fundamental e médio, a iniciativa é parte integrante dos programas Crack, é Possível Vencer e Saúde na Escola do MEC/MS (Ministério da Educação/Ministério da Saúde). Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de janeiro, no endereço eletrônico http://educadores.senad.gov.br/inscricao.html.   

Com duração de 180 horas, a capacitação será oferecida na modalidade à distância, entre os meses de fevereiro e outubro, através de uma plataforma virtual de ensino que inclui filmes, reportagens, tutoria individualizada e fóruns de troca de experiências via internet, além do apoio de material didático impresso e DVD. Cada escola deve ter um número mínimo de cinco a 10 educadores para garantir a participação no processo.

O curso ainda prevê o desenvolvimento de um projeto de prevenção por escola, que deve ser implementado na instituição de ensino, de acordo com a realidade local e articulado com a rede de serviços de saúde e assistência.

De acordo com o ponto focal do comitê gestor municipal do programa Crack, é Possível Vencer, Carlos Silveira, é importante a adesão das escolas, “pois a capacitação vai dar ferramentas e competências para que o professor elabore o projeto de abordagem aos alunos sobre o uso de álcool, crack e outras drogas”, observou. 

Promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça e pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, o curso tem objetivo de capacitar os profissionais para trabalharem coletivamente na prevenção às drogas, por meio do fortalecimento da escola, na promoção da saúde e da educação integral. A Prefeitura apoia a iniciativa, por meio da divulgação do curso e mobilização dos educadores.

CAPACITAÇÃO

Ao todo, serão oferecidas 50 mil vagas aos educadores de escolas públicas estaduais e municipais dos estados do Espírito Santo, São Paulo, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Bahia, Sergipe e Distrito Federal. No ato da inscrição, é necessário que o candidato tenha em mãos o CEP residencial e o número do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) da escola onde atua.

Ao final do curso, os aprovados recebem o certificado de Extensão Universitária, emitido pela UnB (Universidade de Brasília) no endereço residencial declarado pelo educador. A certificação será realizada de dois a seis meses após o término do curso. 

Slideshow | 2 fotos

Curso abre inscrição para educadores

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.