Curso aborda o manejo de resíduos

Iwwa Agência
Publicado 07/06/2011 03:06:18

A Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), através do Departamento de Vigilância em Saúde, promove uma capacitação sobre Manejo de Resíduos de Serviços de Saúde. A iniciativa, que acontece nesta terça e quarta-feira (07 e 08/06), no auditório da Cidade do Saber, tem a finalidade de discutir as práticas sanitárias e ambientais no manejo destes resíduos.

O curso vai capacitar os servidores para que possam elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos, além de formar multiplicadores para atuar nas unidades de saúde do Município, segundo o diretor da Vigilância em Saúde de Camaçari, Marcos Nogueira, acrescentando que depois da capacitação “a Vigilância Sanitária vai dar um prazo de 90 dias para as unidades de saúde apresentem o plano de gerenciamento”.

Segundo Valmir Araújo, coordenador da Vigilância Sanitária de Camaçari, o Município dispõe de uma planta de tratamento, que trata e dá a disposição final dos resíduos. O lixo comum vai para o aterro sanitário de Camaçari e são confinados no solo e os resíduos infectantes são incinerados.

A capacitação foi dividida em dois dias para duas turmas diferentes. O primeiro dia é voltado para servidores da rede municipal de saúde e o segundo direcionado para profissionais responsáveis pela fiscalização sanitária do Município, como a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Vigilância Sanitária e as secretarias dos Serviços Públicos (Sesp) e do Desenvolvimento Urbano (Sedur).

“Esta capacitação é importante, pois ensina a fazer o descarte correto dos resíduos, sem contaminar o meio ambiente. Se soubermos fazer a segregação correta do lixo, podemos orientar melhor os outros funcionários e evitar a disseminação de doenças”, disse a enfermeira Verônica Cardoso.

Slideshow | 2 fotos

Curso aborda o manejo de resíduos

Mais Notícias

Governo se reúne com representantes de cooperativas de transporte público

Governo se reúne com representantes de cooperativas de transporte p...

Vacinação contra Covid-19 continua para adultos e adolescentes e avança para crianças de 9 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua para adultos e adolescentes e av...

Prazo de inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental termina nesta quarta (19/1)

Prazo de inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.