Curso aborda o manejo de resíduos

Iwwa Agência
Publicado 07/06/2011 03:06:18

A Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau), através do Departamento de Vigilância em Saúde, promove uma capacitação sobre Manejo de Resíduos de Serviços de Saúde. A iniciativa, que acontece nesta terça e quarta-feira (07 e 08/06), no auditório da Cidade do Saber, tem a finalidade de discutir as práticas sanitárias e ambientais no manejo destes resíduos.

O curso vai capacitar os servidores para que possam elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos, além de formar multiplicadores para atuar nas unidades de saúde do Município, segundo o diretor da Vigilância em Saúde de Camaçari, Marcos Nogueira, acrescentando que depois da capacitação “a Vigilância Sanitária vai dar um prazo de 90 dias para as unidades de saúde apresentem o plano de gerenciamento”.

Segundo Valmir Araújo, coordenador da Vigilância Sanitária de Camaçari, o Município dispõe de uma planta de tratamento, que trata e dá a disposição final dos resíduos. O lixo comum vai para o aterro sanitário de Camaçari e são confinados no solo e os resíduos infectantes são incinerados.

A capacitação foi dividida em dois dias para duas turmas diferentes. O primeiro dia é voltado para servidores da rede municipal de saúde e o segundo direcionado para profissionais responsáveis pela fiscalização sanitária do Município, como a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Vigilância Sanitária e as secretarias dos Serviços Públicos (Sesp) e do Desenvolvimento Urbano (Sedur).

“Esta capacitação é importante, pois ensina a fazer o descarte correto dos resíduos, sem contaminar o meio ambiente. Se soubermos fazer a segregação correta do lixo, podemos orientar melhor os outros funcionários e evitar a disseminação de doenças”, disse a enfermeira Verônica Cardoso.

Slideshow | 2 fotos

Curso aborda o manejo de resíduos

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.