Culminância do Baú das Artes reuniu equipe da Seduc

ASCOM
Publicado 19/11/2021 11:11:37

Gestores escolares, professores e membros da equipe técnica da Secretaria da Educação (Seduc) participaram da culminância do projeto Baú das Artes 2021. O evento reuniu cerca de 90 participantes na plataforma Zoom. Realizado pela Evoluir, a proposta do Baú é viabilizada pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Oxiteno. O encontro virtual celebrou a trajetória do projeto, iniciada ainda em abril deste ano.

A gerente de currículo, Hosana Gonçalves, da Diretoria Pedagógica (Dipe) da rede municipal de ensino, destacou a leveza como marca do encontro. Nele, foram reunidos representantes das 25 unidades escolares contempladas pelo projeto, localizadas em Camaçari e nas cidades de Suzano (SP), Tremembé (SP), Mauá (SP) e Triunfo (RS). “O Baú é um projeto grandioso. Representa um momento mágico para as escolas do município, no qual a ludicidade e o prazer de ter esse material na escola transformam-se em momentos mágicos e todos ficam encantados com o material, que permite o desenvolvimento cognitivo de forma lúdica”, explicou a educadora.

Para Carla Costa, coordenadora do projeto Baú das Artes, a culminância ultrapassa sua natureza conclusiva, relacionada ao encerramento das etapas formativas desse ano. “É na verdade o início muito aguardado por todos nós, que é o da utilização desse acervo ludopedagógico do baú nas atividades docentes”, declarou.

Diretamente, em Camaçari, foram envolvidos 60 docentes de oito escolas municipais que trabalham com os anos iniciais do ensino fundamental: Maclina Maria da Glória, Normal de Camaçari, Santa Maria, Sílvio Pereira Franco, Coqueiro de Arembepe, Giltônia Pereira de Souza, do Natal e do Centro de Educação Municipal Paulo Freire. Além dos professores, a iniciativa beneficia direta e indiretamente cerca de 5.500 alunos da rede pública municipal de ensino.

O projeto Baú das Artes, cuja a culminância ocorreu na última quarta-feira (17/11), teve como finalidade promover a qualificação e sensibilização de professores para a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem, tendo sido realizadas formações desde o início do ano. Para dar suporte às mesmas, foram elaborados cadernos de atividades dedicados à qualificação docente. No segundo semestre, todas as escolas receberam o baú físico, contendo adereços, fantasias, instrumentos musicais, dentre outros materiais, além de uma biblioteca com 300 títulos que passaram a integrar o acervo da unidade escolar.

Mais Notícias

Soma realiza roda de conversa em celebração ao Dia da Visibilidade Trans

Soma realiza roda de conversa em celebração ao Dia da Visibilidade ...

Seduc reúne pais e responsáveis em fórum de avaliação do PEV

Seduc reúne pais e responsáveis em fórum de avaliação do PEV

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de janeiro de 2022

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de janeiro de 2022

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.