Cuidar pretende realizar 2 mil atendimentos por mês

Iwwa Agência
Publicado 04/02/2009 11:02:57

A população de Camaçari vai contar, a partir desta quinta-feira (05/02), com o Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde, o Cuidar, que integra atendimentos em oncologia, reabilitação física e tratamento da anemia falciforme.

A unidade vai realizar consultas, exames, orientação e procedimentos inteiramente gratuitos.

A inauguração está marcada para as 16h. O Cuidar está localizado na rua da Rodoviária, 178, Centro, ao lado da 18ª Delegacia de Polícia.

A previsão é de que sejam realizados, aproximadamente, dois mil atendimentos por mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Cuidar vai integrar os centros de Oncologia de Camaçari (Ceonc) e o Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre), mais a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal).

De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), 40 profissionais vão prestar o atendimento aos pacientes. São médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social e administrativo, auxiliar de higiene e vigilantes.

CEONC
O Centro de Oncologia de Camaçari vai acolher pacientes com câncer e suspeita da doença, identificados nas unidades de saúde do Município ou que procurem o centro espontaneamente.

Após passarem por um processo de triagem, feito por um enfermeiro oncológico, os portadores de câncer são acolhidos e é realizado trabalho de conscientização sobre a doença e o tratamento.

Na seqüência, acontece o encaminhamento para o setor de Serviço Social, onde é mapeada a situação socioeconômica do paciente. Após isso, eles são direcionados às especialidades médicas que necessitam, realizam os exames necessários e ainda contam com apoio psicológico.

CEMPRE
O Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre) é voltado para pessoas com deficiência física, vítimas de problemas como lesões corporal e medular, distrofias musculares, patologias degenerativas do sistema nervoso central, má formação congênita, crianças com dificuldades no crescimento, pessoas amputadas e com seqüelas de politraumatismos.

O Cempre oferece consultas médicas, procedimentos e atividades educativas.

UNIFAL
A Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) propicia atendimento com nutricionista, psicólogo, hematologista, farmacêutico, assistente social, orientações sobre a doença, além de cursos e palestras educativas. Realiza também o atendimento clínico especializado e de educação, com o apoio de um orientador genético.

Foto: Agnaldo Silva

Centro funciona na rua da Rodoviária, ao lado da 18ª DP -

Mais Notícias

Prefeitura inaugura Lagoa da Paz neste sábado (11)

Prefeitura inaugura Lagoa da Paz neste sábado (11)

Atendimento na USF Machadinho será suspenso nesta quinta-feira (9)

Atendimento na USF Machadinho será suspenso nesta quinta-feira (9)

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 8 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 8 de dezembro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.