A população de Camaçari já está sentindo os resultados da implantação do Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde, o Cuidar. Muita gente tem procurado o local para informações e atendimento.
Na unidade, funcionam, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h30, o Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), a Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme) e o Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física).
A dona de casa Maria da Glória Marques, 28 anos, foi ao Cuidar procurar informações para o filho, que tem hidrocefalia moderada, e saiu feliz porque não vai precisar levá-lo mais até Salvador para ser atendido. Agora, ele terá acompanhamento pelo Cempre. Camaçari precisava de um lugar como o Cuidar, de primeira qualidade.
Segundo a estudante Rose Meire Barros, mãe de Alice, de 1 ano, portadora de anemia falciforme, o Município está de parabéns com a unidade, que proporciona orientação através da Unifal. Pela primeira vez, a filha terá atendimento especializado na cidade, sem precisar se deslocar.
De acordo com Luciana Jaqueline Silva, coordenadora do Ceonc, serviço de acompanhamento de pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer, o local está aberto a todos e a maior preocupação é proporcionar um acolhimento de qualidade e a reinserção do paciente na sociedade.
São oferecidos também acompanhamento nutricional, que funciona como suporte na alimentação, além de musicoterapia para proporcionar bem-estar e amenizar a angústia da doença.
O Cuidar funciona na rua da Rodoviária, 178, centro. A equipe é composta por 40 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonaudiólogos, e assistentes sociais.

O centro oferece tratamento médico para todas as idades -