Cuidar, há três anos transformando vidas

Iwwa Agência
Publicado 01/03/2012 05:03:36

O Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde) faz história em Camaçari. Inaugurado no dia 5 de fevereiro de 2009, o Centro, composto por três unidades especializadas de saúde, tem transformado a vida de milhares de moradores do Município.

Para comemorar os três anos de funcionamento, o Cuidar vai oferecer um café da manhã especial nesta sexta-feira (02/03), às 9h, aos funcionários e pacientes. As comemorações englobam diversas atividades que serão realizadas até o dia 09 de março, a exemplo de palestras, oficinas e visitas à orla do Município e ao Museu de Ciência e Tecnologia de Camaçari.

Especializados no atendimento às pessoas portadoras de deficiências físicas, anemia falciforme ou com câncer, os três centros que integram o Cuidar oferecem o amparo e suporte necessários às pessoas no momento da vida em que estão mais fragilizadas.

“O Cuidar para mim é uma verdadeira família”, afirmou o aposentado Benedito Maurício da Rocha, 72 anos, primeiro paciente do Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari). Morador do bairro Phoc 1, ele sentiu os primeiros sintomas do câncer de próstata em 2008 e iniciou o atendimento em outras unidades do Município até ser informado sobre a criação do Cuidar.

Ansioso, Benedito Rocha esteve na unidade no dia 04 de fevereiro de 2009 e foi orientado a voltar no dia seguinte, quando a unidade seria inaugurada. “Cheguei nervoso, muito doente e chorando muito, mas fui muito bem acolhido e sai mais confiante e tranqüilo”, relatou emocionado.  

Curado, Benedito continua fazendo o acompanhamento de rotina no Cuidar, unidade em que afirma ter encontrado tudo, principalmente carinho e competência. “Sou muito grato pela existência desse lugar, pois cheguei aqui chorando pelos meus problemas de saúde e hoje choro de alegria”.

O aposentado ressaltou inúmeras vezes a qualidade e humanização do atendimento oferecido pelo Ceonc. “Fui muito bem recebido desde o primeiro dia e nunca precisei me preocupar com nada. Foram os profissionais daqui que marcaram meus exames, me encaminharam para a cirurgia e os tratamentos que fiz, além de me auxiliarem até hoje”, frisou, ao observar que o Cuidar é um exemplo de que o governo se preocupa com a população.

Além do Ceonc, o Cuidar abriga o Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre) e a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal).  

Foto: Marcelo Ferrão

Para Benedito Rocha, o Cuidar é uma grande família -

Mais Notícias

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Sai lista de habilitados na avaliação artística do Cidade Cultural

Sai lista de habilitados na avaliação artística do Cidade Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.