Cuidar faz festa de três anos de serviços

Iwwa Agência
Publicado 02/03/2012 04:03:11

O café da manhã em comemoração aos três anos do Cuidar (Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde), nesta sexta-feira (03/03), emocionou usuários e trabalhadores da unidade.

Durante o evento comemorativo, o secretário municipal da Saúde, Vital Sampaio, parabenizou a equipe pelo trabalho desenvolvido nas três unidades que compõem o Cuidar e falou da importância do apoio da população no processo de administração da saúde do Município, que precisa atender bem 250 mil pessoas em diversos níveis da saúde pública.  

Michael Jacson Nascimento dos Santos, 19, morador do bairro Verdes Horizontes, é um dos pacientes da rede municipal de saúde. Usuário do Cempre (Centro Multiprofissional de Reabilitação Física), ele acredita que o Cuidar representa uma das principais obras do governo.

Aos 17 anos, ele apresentou uma paralisia dos nervos nos membros inferiores que comprometeu até a altura dos pulmões, o que prejudicou o funcionamento de vários órgãos. Após meses de internação, ele teve alta do hospital e foi orientado a realizar fisioterapias contínuas para recuperar os movimentos. Foi ai que o Cuidar entrou na vida de Michael Jacson.

“Cheguei de cadeira de rodas, mas graças a Deus e ao bom atendimento que recebi aqui, hoje ando com o auxílio de muletas”, ressaltou o jovem ao contar que obteve uma recuperação muito rápida em função da fisioterapia que, inicialmente, foi realizada de forma domiciliar até ele poder se locomover até o Cempre.

Quem também agradeceu a existência do Cuidar foi o presidente da Associação das Pessoas com Doença Falciforme de Camaçari, Ademário Gomes. Ele salientou o fato de o Município ser o primeiro da região Nordeste, com exceção das capitais, a implantar o Programa Municipal de Anemia Falciforme.

Na ocasião, o coordenador da Unifal (Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme), Tiago Novais, frisou que as unidades do Cuidar proporcionam mais qualidade de vida para as pessoas e anunciou que vai implantar o projeto de Sala de Espera para otimizar o tempo dos usuários que aguardam por atendimento na Unifal. Além disso, informou que vai distribuir pastas para que os pacientes guardem e transportem os exames e receituários.

A atividade de sexta-feira (02/03) foi marcada por depoimentos emocionados de usuários do sistema e profissionais que trabalham no Cuidar, além de homenagens e da apresentação de uma poesia escrita por mulheres que recebem atendimento no Ceonc (Centro de Oncologia de Camaçari.

Na seqüência, um grupo de pacientes e funcionários do Ceonc saiu para um passeio na orla de Camaçari. A palestra Auto Cuidado e Condutas Básicas na Doença Falciforme foi ministrada para os pacientes da Unifal. A programação envolve diversas atividades a serem realizadas até o dia 09 de março.    

SAÚDE E SEGURANÇA

As unidades de saúde de Camaçari vão contar com o suporte de vigilantes. O anúncio foi feito nesta seta-feira (02/03), pelo secretário da Saúde, Vital Sampaio, durante o café da manhã em comemoração aos três anos do Cuidar.

Segundo o secretário, a proposta é de que os novos profissionais assumam os postos de trabalho entre os meses de abril e maio, após a realização do processo seletivo para contratação.

Slideshow | 4 fotos

Cuidar faz festa de três anos de serviços

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quarta-feira (20) em Camaçari

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Secult se reúne com Liga de Capoeira

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.