Cuidar é referência em atendimento médico

Iwwa Agência
Publicado 06/10/2009 04:10:01

O prefeito Luiz Caetano ficou bastante satisfeito com que viu nesta terça-feira (06/10) durante a visita realizada ao Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde, o Cuidar. Destaque no Estado, o espaço é reconhecido pelo bom atendimento e qualidade profissional.

Na ocasião, o prefeito conversou com pacientes e funcionários e assistiu uma sessão de terapia ocupacional, procedimento do Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre), com o pequeno João Emanuel, de 2 anos. “Fico feliz em ouvir os elogios e não poderia deixar de parabenizar a equipe e conferir de perto esse sucesso”.

Para a vereadora Luiza Maia (PT), que acompanhou a visita, o Cuidar é um dos espaços mais importantes construídos no governo Caetano. “Aqui as pessoas encontram acolhimento e carinho, imprescindíveis ao tratamento”. Também estiveram presentes os vereadores Oto da Farmácia (PSDB) e Marcelino (PT).

CUIDAR
Serviço de graça e com excelência é o que a população carente de Camaçari encontra no Cuidar. Em apenas oito meses de funcionamento, o centro ultrapassou a marca de 11 mil atendimentos e mudou a vida de milhares de pessoas.

O Cuidar reúne, em um único espaço, três importantes especialidades, o Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme e o Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre).

No local, o usuário conta com uma rede de atendimento multiprofissional, formado por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionista, musicoterapeuta, terapeuta ocupacional, neuropediatra, neurologista, ortopedista e assistentes sociais. O total é de 40 servidores.

CEMPRE
O Cempre tem como principal proposta a oferta de um atendimento humanizado, que promova a qualidade de vida e aumente a auto-estima do usuário.

Formada por 19 profissionais, tem uma média mensal de 1200 atendimentos, entre consultas, atividades em grupo, encaminhamentos para exames de alta complexidade (ressonância magnética, tomografia computadorizada) e outros serviços disponibilizados na rede pública e parceiros.

O Centro realizou mais de 6.843 procedimentos. No local, os 242 pacientes contam com uma estrutura que não deixa a desejar a nenhum grande centro de reabilitação. Além dos consultórios de nutrição, fonoaudióloga, psicologia e terapia ocupacional, o Cempre possui dois ginásios, um adulto e um infantil.

O primeiro tem como diferencial a prancha ortostática, que treina pacientes com tetraplegia, sendo o único a contar com o equipamento no Município.

O ginásio tem ainda com três boxes de eletroterapia (para alívio da dor), barra paralela (para treino de marcha) e escada de canto (para a subida e a descida). São feitos ainda trabalhos com bola (para restabelecimento do equilíbrio) e de propriocepção, que ajuda a reconhecer a localização espacial do corpo.

No infantil, o destaque fica para o equipamento estande in table (equipamento para crianças que necessitam ficar em pé, porém com menor apoio), também único no Município.

O espaço tem ainda brinquedos educativos, bolas para desenvolvimento neuromotor, atividade como pintura, para estimulação cognitiva, e barra adaptada para treino de marcha.

A unidade está voltada para pessoas com deficiência física, vítimas de problemas como lesões corporal e medular, distrofias musculares, patologias degenerativas do sistema nervoso central, má formação congênita, crianças com dificuldades no crescimento, pessoas amputadas e com seqüelas de politraumatismos.

CEONC
Ceonc encaminha a primeira paciente para reconstrução da mama. A operação deve acontecer até o final do ano, enquanto isso ela deve atingir o peso ideal e realizar exames pré-operatórios. Nos últimos oito meses, o Centro de Oncologia cadastrou 837 pessoas e realizou mais de 2.774 procedimentos.

No local, o usuário passa por uma triagem e recebe orientações sobre a doença, bem como os medicamentos e métodos utilizados no tratamento. Entre as atividades desenvolvidas pelo Ceonc está a realização de trabalhos educativos e de capacitação mais visitas técnicas às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além das consultas com médicos oncologistas, os portadores de câncer participam de sessões de musicoterapia e recebem suporte social e nutricional.

UNIFAL
Referência nacional, a Unifal apresenta um modelo único no Brasil que integra as ações de assistência com projetos educativos e de capacitação.

A unidade conta com um dos 12 hematologistas que atuam na Bahia, além de nutricionista, assistente social, psicólogo, farmacêutico, cirurgião-dentista e apoio administrativo.

Linhas de pesquisa também fazem parte das atividades da Unifal. A avaliação da freqüência do gene da hemoglobina S, na comunidade quilombola de Cordoaria, zona rural do Município, é a primeira das cinco propostas apresentadas à Secretaria de Saúde (Sesau).

Slideshow | 3 fotos

Cuidar é referência em atendimento médico

Mais Notícias

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nesta quarta (29)

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nest...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.