Cuidar centraliza atendimentos em saúde

ASCOM BOT
Publicado 20/03/2009 08:03:19

Maria Márcia Rodrigues, moradora do bairro Novo Horizonte, já começa a dar os primeiros passos após sofrer um acidente automobilístico, ano passado, quando teve politraumatismo.

No Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar) ela é acompanhada por psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, médico clínico e assistente social.

Inaugurado há pouco mais de um mês, o Cuidar realizou 540 atendimentos para os moradores de Camaçari. No local, funcionam os Centros de Oncologia de Camaçari (Ceonc), o Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre), mais a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal).

Para Maria Márcia, o equipamento é uma das melhores realizações da Prefeitura na área de saúde. “O Cuidar foi a melhor coisa que aconteceu. Agora, posso fazer todo o tratamento aqui”, afirma. De acordo com a paciente, além da dificuldade em encontrar tratamento após o acidente, a locomoção para realizar consultas e exames era complicada.

A satisfação das pessoas em obter um tratamento diferenciado é constante. Segundo a administradora da unidade, Valentina Saraiva, os pacientes e familiares elogiam o atendimento dos profissionais e a infra-estrutura do Cuidar.

Com o Centro, os moradores da cidade que necessitam de atendimento especializado não precisam mais se deslocar para outros Municípios. A intenção é trazer para Camaçari todos os pacientes que realizam tratamento fora.

Na orla, por exemplo, muitas pessoas tinham dificuldade em obter atendimento. Por isso, foi firmada uma parceria com as Casas da Família – Cras – para identificar os pacientes e encaminhá-los ao Cuidar. A iniciativa tem dado certo e cresceu o número de moradores da orla atendidos na unidade.

Além da reabilitação, a reinclusão social é de extrema importância para a vida dos pacientes. São realizadas parcerias com as Secretarias Municipais para incluir as pessoas em atividades sociais, a exemplo da Casa da Criança e do Adolescente, que vai inserir crianças com paralisia cerebral em atividades lúdicas, criativas e de artes.

Com o equipamento, Camaçari sai na frente e investe cada vez mais no cuidado a saúde e bem-estar da população, oferecendo serviços especializados e com profissionais capacitados.

O Cuidar está localizado na rua da Rodoviária, 178, Centro, ao lado da 18ª Delegacia de Polícia

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Cerca de 40 funcionários entre médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogo, auxiliares administrativos e de limpeza, e vigilantes realizam atendimento a comunidade.

CEMPRE
O Centro Multiprofissional de Reabilitação Física é voltado para pessoas com deficiência física, vítimas de problemas como lesões corporal e medular, distrofias musculares, patologias degenerativas do sistema nervoso central, má formação congênita, crianças com dificuldades no crescimento, pessoas amputadas e com seqüelas de politraumatismos.

CEONC
O Centro de Oncologia de Camaçari acolhe pacientes com câncer e suspeita da doença, identificados nas unidades de saúde do Município ou que procuram o centro espontaneamente. Após uma triagem, os portadores de câncer são acolhidos e acontece a conscientização sobre a doença e o tratamento.

Eles são encaminhados para o serviço social, onde é mapeada a situação socioeconômica. Após isso, os pacientes são direcionados às especialidades médicas que necessitam, realizam os exames necessários e ainda contam com apoio psicológico.

UNIFAL
A Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme oferece atendimento com nutricionista, psicólogo, hematologista, farmacêutico e assistente social. Os pacientes são orientados sobre a doença, e participam de cursos e palestras educativas. Acontece também o atendimento clínico especializado e de educação, com o apoio de um orientador genético.

Slideshow | 2 fotos

Cuidar centraliza atendimentos em saúde

Mais Notícias

Camaçari recebe 2.040 doses da vacina contra Covid-19

Camaçari recebe 2.040 doses da vacina contra Covid-19

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 18 de Janeiro de 2021

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

ISSM realiza quase 6 mil atendimentos em 2020

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.