Belo e criativo. Assim foi o desfile cívico do distrito de Vila de Abrantes, segundo em comemoração aos 258 anos de emancipação política de Camaçari, celebrado no próximo dia 28 de setembro, quando acontece o ato alusivo na sede. O primeiro desfile cívico aconteceu no último dia 10, em Monte Gordo.
Realizado na tarde deste domingo (18/09), o desfile de Vila de Abrantes contou com a participação de dois mil estudantes de cinco escolas municipais e uma creche, além da Filarmônica 28 de setembro, dos soldados da Aeronáutica, dos Desbravadores e das fanfarras.
Durante a festa o prefeito Ademar Delgado destacou a importância do distrito para o surgimento de Camaçari. “Foi aqui que tudo começou. E Vila de Abrantes não pode ficar de fora das comemorações. O desfile resgata a cultura local e eleva a autoestima da comunidade”, disse.
Divididas em alas, as escolas não pouparam criatividade e arrancaram aplausos do público que lotou a praça da Matriz. Em uma das alas, intitulada Alegria de ser criança em minha cidade, estava o estudante Pedro da Silva, 9 anos, da Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, que desfilou brincando de cavalo de pau. “É muito bom poder conhecer brincadeiras do tempo da minha mãe”, destacou o estudante do 3º ano da educação fundamental. A ala apresentou ainda brincadeiras como amarelinha, bolinha de sabão, pipa e pula corda, dentre outras.
A aposentada Creuza de Souza Santos, 56 anos, moradora de Arembepe, fez questão de assistir ao desfile. “Participo todos os anos do desfile de Vila de Abrantes e fico encantada com a beleza das escolas e o empenho dos alunos”, ressaltou.
O desfile contou com a participação de alunos das escolas Eliza Dias de Azevedo, Maclina Maria da Glória, Rural Boa União, Catu de Abrantes, além do Colégio Municipal Professora Lídia Coelho Pinto e da Creche Comunitária Senhora Santana, que trabalharam o tema Círculos de Saberes: Camaçari desfilando sua história. O desfile foi animado ainda pela Bamuca (Banda Municipal de Camaçari), Fanpop (Fanfarra Popular de Parafuso) e Fampa (Fanfarra Municipal Popular de Abrantes), além do projeto musical Som do Timbal.
O evento é realizado pela Prefeitura, através da Seduc (Secretaria de Educação), com apoio da Coordenação de Eventos e outras secretarias municipais. O desfile contou ainda com o apoio da Polícia Militar, da STT (Superintendência do Trânsito e Transporte) e da Fiscalização Integrada.