Crianças iniciam a vida escolar mais cedo

Iwwa Agência
Publicado 22/11/2010 10:11:39

Camaçari terá todas as crianças a partir de quatro anos nas escolas, até 2012. Essa é a expectativa do secretário da Educação do Município, Luiz Valter Lima, anunciada durante a abertura da XII Reunião Conjunta do Conselho Estadual com os Conselhos Municipais de Educação da Bahia, realizada na noite de domingo (21/11), na Câmara de Vereadores do Município.

A reunião prossegue na segunda e terça-feira (22 e 23/11), na Cidade do Saber, das 8h30 às 18h.

A notícia, dada pelo secretário, atende o artigo 1º da Emenda Constitucional nº. 59, que altera o inciso I do artigo 208 da Constituição Federal. Nele está assegurado que até 2016 todos os municípios devem oferecer educação básica gratuita dos quatro aos dezessete anos.

Atualmente, as crianças iniciam a vida escolar a partir dos seis anos. “Em Camaçari estima-se que haja cerca de 10 mil crianças com idade entre quatro e cinco anos. Cerca de 40% desse total é atendida em nosso Município”, declarou o secretário.

O prefeito Luiz Caetano se mostrou feliz pelo evento estar sendo realizado pela primeira vez em Camaçari.

“Quero uma escola diferente, quero ver as crianças com vontade de ir à escola. Por isso, espero que esse evento abra discussão sobre qual o melhor caminho para colocarmos isso em prática”, disse o prefeito.

Caetano citou grandes ações do governo que contribuíram para o crescimento qualitativo da educação do Município, entre elas a criação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) para os educadores, distribuição de computadores para os professores, ampliação e construção de escolas, construção de ginásios poliesportivos, contratação de professores concursados, implantação de bibliotecas, bem como laboratórios de informática e de ciências.

Envolvido pelo discurso do Prefeito Caetano, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto Filho, reforçou a importância do entusiasmo e da vontade de querer fazer uma educação diferente.

“A escola precisa ser fortalecida para que possa fortalecer também a sociedade”. E acrescentou, “desejo que nos próximos dias do evento, a concretização de uma escola que orgulhe a todos nós, seja o maior foco”.

Para a presidente do Conselho Municipal de Educação de Camaçari, Lígia de Araújo, contar com um evento dessa natureza na cidade é colocar a educação de Camaçari em evidência.  

“A reunião é um momento de troca e a iniciativa fortalece o nosso Conselho, que existe há 16 anos”.

Também marcaram presença no encontro o presidente do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), Geraldo Grossi Júnior, a coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Gilvânia Nascimento, e a diretora da Direc 1B, Márcia Rejane de Queiroz.

 HOMENAGEM

A noite de abertura da XII Reunião Conjunta do Conselho Estadual com os Conselhos Municipais de Educação da Bahia reservou surpresas, como a entrega de uma placa a personalidade homenageada do encontro, que teve como escolhida a subsecretária da Educação de Camaçari, professora Graça Guimarães, pelos longos anos dedicados à educação.

A condecoração foi entregue pela presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Aylana Barbalho, que reiterou a importância de ícones como a professora Graça, que muito contribui para o desenvolvimento da educação.

Emocionada, a subsecretária Graça Guimarães agradeceu a homenagem. “Nunca imaginei algo assim, mas trago a convicção de que os amigos, familiares e colegas de trabalho contribuíram para alcançar esse momento”, finalizou.

Slideshow | 4 fotos

Crianças iniciam a vida escolar mais cedo

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.