Cres realiza 100 exames rápidos

Iwwa Agência
Publicado 30/11/2012 05:11:00

Durante a manhã desta sexta-feira (30/11), a Sesau (Secretaria Municipal da Saúde), por meio do Cres (Centro de Referência de Especialidades em Saúde), realizou cerca de 100 testes rápidos para detecção do vírus HIV. A iniciativa foi realizada em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro.

A Sesau disponibilizou cerca de 250 testes rápidos, porém apenas 100 pessoas realizaram o exame. O coordenador do Cres e do Programa Municipal de DST/Aids, Djalma Bacellar, informou que mesmo após o ação as pessoas interessadas em realizar o exame devem buscar atendimento no Cres. A unidade fica localizada na rua 8 de Dezembro, nº 59, Centro e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Além dos testes rápidos, realizados em uma sala restrita no Centro Comercial, a Sesau desenvolveu na praça Desembargado Montenegro um trabalho educativo com a distribuição de panfletos e preservativos, assim como uma brincadeira para testar os conhecimentos da população sobre a AIDS e tuberculose. As pessoas que acertaram as perguntas ganharam brindes como camisas e bonés.

O aposentado Manoel Almeida, 59 anos, parabenizou a ação da Prefeitura e destacou que iria levar a cartilha para casa e mostrá-la aos filhos e vizinhos. A ação também foi aprovada pela vendedora Virgínia Ariz, 49 anos, que ficou satisfeita em saber que Camaçari oferece atendimento especializado em doenças infectocontagiosas no Cres.

O coordenador ressaltou a importância da realização de ações como esta e observou que muitas pessoas são portadoras da doença e não sabem. “Por isso, nosso objetivo é diagnosticar a doença precocemente e auxiliar os portadores no tratamento”, frisou.

A ação integra a Campanha Nacional do Ministério da Saúde e contou com a participação de 50 profissionais, entre médico infectologista, psicólogo, enfermeiros, nutricionista, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e agentes comunitários de saúde.

A iniciativa contou com parceria do GGC (Grupo Gay de Camaçari) e abordou o tema “Eu convivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não saber. Faça o teste rápido e FIQUE SABENDO”.

 

Foto: Nelinho Oliveira

Sesau disponibiliza 250 testes rápidos de HIV -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.