Cres realiza 100 exames rápidos

Iwwa Agência
Publicado 30/11/2012 05:11:00

Durante a manhã desta sexta-feira (30/11), a Sesau (Secretaria Municipal da Saúde), por meio do Cres (Centro de Referência de Especialidades em Saúde), realizou cerca de 100 testes rápidos para detecção do vírus HIV. A iniciativa foi realizada em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro.

A Sesau disponibilizou cerca de 250 testes rápidos, porém apenas 100 pessoas realizaram o exame. O coordenador do Cres e do Programa Municipal de DST/Aids, Djalma Bacellar, informou que mesmo após o ação as pessoas interessadas em realizar o exame devem buscar atendimento no Cres. A unidade fica localizada na rua 8 de Dezembro, nº 59, Centro e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Além dos testes rápidos, realizados em uma sala restrita no Centro Comercial, a Sesau desenvolveu na praça Desembargado Montenegro um trabalho educativo com a distribuição de panfletos e preservativos, assim como uma brincadeira para testar os conhecimentos da população sobre a AIDS e tuberculose. As pessoas que acertaram as perguntas ganharam brindes como camisas e bonés.

O aposentado Manoel Almeida, 59 anos, parabenizou a ação da Prefeitura e destacou que iria levar a cartilha para casa e mostrá-la aos filhos e vizinhos. A ação também foi aprovada pela vendedora Virgínia Ariz, 49 anos, que ficou satisfeita em saber que Camaçari oferece atendimento especializado em doenças infectocontagiosas no Cres.

O coordenador ressaltou a importância da realização de ações como esta e observou que muitas pessoas são portadoras da doença e não sabem. “Por isso, nosso objetivo é diagnosticar a doença precocemente e auxiliar os portadores no tratamento”, frisou.

A ação integra a Campanha Nacional do Ministério da Saúde e contou com a participação de 50 profissionais, entre médico infectologista, psicólogo, enfermeiros, nutricionista, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e agentes comunitários de saúde.

A iniciativa contou com parceria do GGC (Grupo Gay de Camaçari) e abordou o tema “Eu convivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não saber. Faça o teste rápido e FIQUE SABENDO”.

 

Foto: Nelinho Oliveira

Sesau disponibiliza 250 testes rápidos de HIV -

Mais Notícias

Governo se reúne com representantes de cooperativas de transporte público

Governo se reúne com representantes de cooperativas de transporte p...

Vacinação contra Covid-19 continua para adultos e adolescentes e avança para crianças de 9 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua para adultos e adolescentes e av...

Prazo de inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental termina nesta quarta (19/1)

Prazo de inscrições para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.