Cres intensifica ações preventivas

Iwwa Agência
Publicado 11/01/2011 05:01:33

Em Camaçari, o Programa Municipal de DST/Aids tem realizado diversas iniciativas de prevenção e combate à doença. Através do Centro de Referência e Especialidades em Saúde (Cres), a população conta com serviços que vão desde a realização de exames até a entrega de medicamentos.

De acordo com a coordenadora do Cres, Jamile Ribeiro, a unidade é responsável pela entrega do anti-retroviral para portadores do HIV, atendimento aos pacientes com equipe multidisciplinar e pela realização de atividades educativas e de prevenção da doenças. A equipe é composta por médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e assistente social.

O Centro de Referência ainda é responsável pela realização de exames laboratoriais para a detecção do vírus HIV. As pessoas interessadas devem dirigir-se à sede da unidade, no centro do Município.

A coordenadora do Cres salienta ainda que durante o verão é maior o risco de contrair DST,  principalmente entre os jovens, por conta do alto fluxo de pessoas que transitam pelo Município. Em função disso, no mês de dezembro o Cres realizou a campanha Fique Sabendo, para intensificar as ações de esclarecimento.

Na ocasião foram realizados testes rápidos de diagnósticos em 91 pessoas no Município. Os resultados saíram em até 15 minutos. Dos 91 testes, três casos foram positivos para o HIV, sendo dois homens e uma mulher.

O objetivo da iniciativa foi mobilizar as pessoas em torno da prevenção e mostrar à população a importância do teste para o diagnóstico precoce do HIV, uma vez que muitas pessoas podem estar infectadas sem saber e contribuir com a cadeia de transmissão do vírus.

Jamile Ribeiro observou ainda que atualmente não existem mais grupos de risco e sim, comportamentos de risco, com o compartilhamento de seringas no uso de drogas injetáveis e a prática de sexo sem proteção.

Foto: Adeilson Carvalho

Cres realiza campanhas educativas constantemente -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.