Cres finaliza ações de combate às DSTs

Iwwa Agência
Publicado 21/06/2011 04:06:58

Terminou nesta terça-feira (21/06), a ação de prevenção e combate às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) promovida pelo Cres (Centro de Referência de Especialidades em Saúde) de Camaçari. A iniciativa começou na segunda-feira (20/06), na praça Desembargador Montenegro, e mobilizou milhares de pessoas. Em dois dias, o Cres distribui cerca de 5 mil preservativos.

A ação, que integra o Programa Municipal DST/AIDS, incluiu ainda a distribuição de panfletos educativos, esclarecimentos sobre DSTs, além de divulgação do trabalho desenvolvido pela unidade de saúde.

“Realizar uma iniciativa deste porte, em praça pública, é uma ótima idéia”, declarou o casal Leila Santos e Jucimar Oliveira, acrescentando que a população fica informada sobre as doenças e que as pessoas que precisam de tratamento recebem a devida orientação.

De acordo com a coordenadora do programa, Jamilly Ribeiro, as mobilizações em público fazem parte do calendário anual de eventos da Sesau (Secretaria da Saúde). Quinzenalmente, são realizadas campanhas educativas no Centro Comercial de Camaçari, segundo a coordenadora.

“Durante os quatro dias do Camaforró, a população será atendida também de forma especial”, garante Jamilly Ribeiro. No Espaço Camaçari, profissionais do Cres irão distribuir preservativos e panfletos informativos. “Nas unidades de saúde do Município a quantidade de preservativos será redobrada para não deixar a população desprevenida”, finaliza.

CRES

Implantado no Município desde 2005, o Centro de Referência de Especialidades em Saúde oferece tratamento para todas as DSTs e conta com uma equipe multidisciplinar composta por médico infectologista, ginecologista, psicólogo, enfermeiro, nutricionista e assistente social.

Atualmente, o CRES realiza cerca de 600 atendimentos médicos mensais, além de exames específicos como biopsia, eletrocauterização, coleta de lâmina para o teste rápido do vírus HIV e pré-natal para grávidas portadoras da doença. Também são oferecidas palestras educativas, duas vezes por semana.

O Centro também aplica vacinas em portadores de DSTs, distribui preservativos e medicamentos, a exemplo do anti-retroviral para Aids e garante o suprimento nutricional aos portadores do HIV. 

O espaço funciona na rua 8 de Dezembro, nº 59, Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. São atendidos usuários de Camaçari e das cidades de Simões Filho, Pojuca, Mata de São João, Candeias, Dias D’Ávila e Conde.

Foto: Adeilson Carvalho

Campanha do Cres faz parte do calendário anual de eventos da Sesau -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.