CREAS discute medidas socioeducativas em encontro

Iwwa Agência
Publicado 13/07/2018 03:07:29

As medidas socioeducativas são aplicadas aos adolescentes que cometeram ato infracional, se embasando em ações de reconstrução de projetos de vida. Com o objetivo de tratar do tema, a Prefeitura de Camaçari participou do 1° Encontro de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de Camaçari, realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na manhã desta sexta-feira (13/07), no Teatro Alberto Martins.

O evento teve como tema Desafios para a Garantia de Direitos e contou com diversos profissionais da área para debater o tema e a articulação com as demais políticas públicas, a fim de assegurar a intersetorialidade. De acordo com o palestrante, o defensor público Marcos Cavalcanti, a socioeducação deve ser objeto da atenção de todos os setores. “A morte de adolescentes em Camaçari é um problema grave e a socioeducação é o caminho para regrar isso. É um problema social, é um problema jurídico, um problema intersetorial, porque o adolescente, para alcançar uma transformação, precisa do apoio da educação, da saúde, da cultura, do esporte”, comentou.

A promotora Carla Andrade Barreto, da 3ª Promotoria de Justiça de Camaçari, falou sobre o trabalho da Prefeitura na medida socioeducativa. “É uma política que envolve várias secretarias e a Prefeitura precisa estar atenta para que o seu município não tenha essa sensação de impunidade quando um adolescente pratica um ato infracional”, ressaltou.

A coordenadora do CREAS, Sheila Cerqueira, ressaltou a importância do encontro e falou do papel do Centro de Referência no auxílio das medidas socioeducativas. “O serviço tem como função a responsabilização e proteção social do adolescente que cometeu o ato infracional. Nós precisamos da rede para que o jovem possa cumprir a medida socioeducativa. E esse encontro tem como objetivo abrir mais campos e conhecer um pouco sobre o que são essas medidas e o histórico que leva o adolescente a cometer um ato infracional”, explicou.

O CREAS é uma unidade pública responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuado a indivíduos e famílias com seus direitos violados e aos adolescentes em cumprimento das medidas socioeducativas.

Slideshow | 2 fotos

CREAS discute medidas socioeducativas em encontro

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.