Cras de Barra do Pojuca é o quarto construído no Município

Iwwa Agência
Publicado 28/05/2008 11:05:09

A população de Barra do Pojuca já conta com uma nova estrutura de atendimento especializado. Na tarde de terça-feira (27/05), a localidade ganhou o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) – Casa da Família, que garante a inclusão produtiva de mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com a nova unidade, Camaçari atinge a meta estipulada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que determina a existência de no mínimo quatro CRAS para o município que possui entre 100 mil e 900 mil habitantes. Os outros três funcionam nas localidades de Parafuso, Buri Satuba e Nova Vitória.

Durante a cerimônia de inauguração, a comunidade assistiu as apresentações do grupo de percussão da Casa da Criança e do Adolescente e do grupo de capoeira Zumbiacongo, da própria localidade.

A Casa da Família oferece atendimento psicossocial, visitas domiciliares, cursos, reuniões comunitárias e encaminhamento à rede de proteção social do Município, como saúde, habitação e educação.

O Cras/Casa da Família também vai oferecer aulas de alfabetização para 20 adultos e cursos de capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho através de convênios, como o assinado entre a Prefeitura e a Coopersauípe – cooperativa de trabalho na área hoteleira -, na ocasião da inauguração.

O convênio firmado garante o oferecimento de cursos para os cargos de cozinheiro, copeiro e recepcionista. As aulas estão previstas para iniciarem no próximo mês, na sede da Casa da Família Barra do Pojuca.

Emocionado, o prefeito Luiz Caetano lembrou que a Casa da Família é mais uma obra que garante melhores condições de vida à população de Camaçari. Ele acrescentou que em julho, Barra do Pojuca ganha mais duas obras, o Restaurante Comunitário e o Centro de Comercialização de Artesanato.

A moradora do local, Leila Manuela Ferreira dos Santos, 27 anos, disse estar satisfeita com o CRAS. “A comunidade estava precisando de uma unidade desta que oferece todo o tipo de atendimento psicossocial e jurídico”. A empregada doméstica Antônia Lúcia Vieira da Silva encontrou no CRAS o apoio que precisava para resolver problemas familiares. “Tenho problema de saúde e passo muitas dificuldades para manter a casa. Além da oportunidade de fazer um curso, encontrei aqui a oportunidade de resolver o processo de separação com meu ex-marido”.

Com uma estrutura de duas salas de atendimento, uma sala de grupo, recepção, copa, sala administrativa e espaço para horta comunitária A Casa da Família de Barra do Pojuca conta com uma equipe formada por dois psicólogos, dois assistentes sociais, auxiliar administrativo, recepcionista, vigilante, coordenador pedagógico e auxiliar de serviços gerais.

Participaram da cerimônia de inauguração, a vice-prefeita Tereza Ginffoni e os secretários da Assistência Social (Seas), Carlos Silveira, da Mulher (Semu), Aurenita Castillo, do Saneamento Básico (Sesan), Everaldo Siqueira, da Segurança Alimentar e Benefícios Sociais (Seabes), Antônio Souza, da Habitação (Sehab), Waldy Freitas. Também estiveram presentes o vereador Zé de Elísio (PT do B), a coordenação do CRAS e lideranças comunitárias.

MELHORIAS
Em apenas três anos, a população de Barra do Pojuca sente as melhorias realizadas em diversos setores, principalmente na educação e saúde. A Prefeitura reconstruiu o Centro Educacional Barra do Pojuca e reformou o posto de Saúde da Família. Com a obra, a escola ampliou a estrutura e a capacidade de atendimento para quase 1.800 alunos.

Com a reforma, o PSF passou a contar com um posto de coleta de exames e oferecer atendimento no terceiro turno, que vai até as 22 horas. Além disso, foram realizadas obras de pavimentação asfáltica e drenagem em diversas ruas.

No próximo mês (junho/08), o posto médico vai ganhar mais uma ambulância para atender a demanda do local. Além disso, a Secretaria da Educação também prevê para junho a conclusão da reforma da escola municipal Américo Ferreira dos Santos. Outras intervenções como a recuperação de passeios e campo de futebol e a construção do ginásio poliesportivo sejam concluídas até o final do ano.

Foto: Agnaldo Silva

O grupo Zumbiacongo participou da inauguração -

Mais Notícias

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.