Hoteleiros, acadêmicos, pescadores, gestores públicos e comunidade lotaram o teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, nesta segunda-feira (13/10), em Camaçari, para a realização do 1º seminário de turismo sustentável da Costa dos Coqueiros.
O prefeito Luiz Caetano abriu o evento às 9h, destacando a importância da união de Camaçari, Lauro de Freitas, Jandaíra, Conde, Simões Filho, São Francisco do Conde e Entre Rios, municípios que compõem a Costa dos Coqueiros. Segundo ele, a região é um dos destinos recentes mais importantes, que deve ser preservado, porque não existe sustentabilidade sem um plano comum.
O diretor de Turismo de Lauro de Freitas, Sidinaldo Barcelar acredita que é muito relevante a discussão, porque a cada dia chegam mais empresários para a Costa dos Coqueiros. Eles são bem vindos, mas precisam ser orientados com relação à preservação do meio ambiente.
Para Armando Ollandezos, cluster de turismo da Costa dos Coqueiros, um evento deste porte vai designar o futuro voltado para o desenvolvimento das atividades turísticas. Na opinião dele, é preciso saber captar o empresário para que ele faça o investimento adequado e dê a contrapartida tanto na área ambiental quanto na área social junto às comunidades de entorno. Cada município tem a sua particularidade e nós temos que estimular a concorrência sadia dos atrativos.
O seminário também contou com a participação do secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, que citou a boa parceria e articulação da Prefeitura de Camaçari com o governo do Estado, no sentido de promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Para ele, um dos grandes desafios é integrar os hotéis com o que as pessoas consomem e produzem na região onde está instalado.