Cortejo reúne moradores e turistas

Iwwa Agência
Publicado 08/03/2013 04:03:57

A alegria tomou conta de Arembepe durante o cortejo religioso, na manhã de hoje (08/03), em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro da localidade, que deu início a tradicional festa do sub-distrito de Camaçari. Os festejos na comunidade seguem até a segunda-feira (11/03).

Cerca de 6 mil pessoas, entre moradores, turistas, lideranças e autoridades políticas, completaram os 2,5 quilômetros de percurso do cortejo que teve início na Volta do Robalo e seguiu pela avenida principal da localidade em direção à Igreja São Francisco de Assis. A banda de sopro Status e os cânticos afoxés das baianas e dos Filhos de Gandhy animaram os foliões.

O prefeito Ademar Delgado destacou a importância da Festa de Arembepe por encerrar o ciclo de festejos populares do Município e atrair pessoas de todo o Estado e do Brasil. “Não medimos esforços para fazê-la cada vez melhor”. Ademar é morador da localidade há 26 anos.

A coincidência de a lavagem ter caído, hoje (08/03), Dia Internacional da Mulher também foi lembrada pelo gestor municipal, que parabenizou todas as mulheres presentes. A secretária da Mulher, Solidade Caetano, considerou que a dupla celebração destaca ainda mais o importante papel da mulher na sociedade. “Vamos comemorar a data e aproveitar para reivindicar mais ações em beneficio da classe feminina”, afirma.

Para a baiana Marise Ferreira, 31 anos, a manutenção da tradição popular é de extrema importância para a comunidade do Município. A moradora de Barra de Jacuípe participa da festa há 10 anos.

Sem esquecer dos festejos, o prefeito Ademar Delgado salientou que foi uma vitória Camaçari ter sido contemplada com a aprovação de quatro projetos pelo Ministério das Cidades, através do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

Com investimento na ordem de R$ 285 milhões, fazem parte dos projetos à ampliação do sistema de abastecimento de água das localidades da orla do Município e da rede de esgoto de Arembepe, e a 2ª etapa do Saneamento Básico da Bacia do Rio Camaçari e do projeto de Mobilidade Urbana Integrada. A notícia foi divulgada em Diário Oficial da União, na quarta-feira (06/03).

 

PRESENÇAS

 Acompanharam o cortejo os secretários do Governo, Sérgio Paiva, da Administração, Lezineide Andrade, da Fazenda, Camilo Pinto, da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, da Habitação, João Bosco Quirelli, do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, da Saúde, Vital Sampaio, da Cultura, Vital Vasconcelos, da Educação, Luiz Valter de Lima, dos Serviços Públicos, José de Elísio, do Esporte e Lazer, Marco Antonio Santos, de Relações Internacionais, Francisco Franco, de Relações Institucionais, Anderson Santos, a Cidadania e Inclusão, Fábio Pereira, do Desenvolvimento Social, José Hélio Santos, e do Desenvolvimento do Turismo, José Cupertino.

Também estiveram presentes o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, o superintendente do Trânsito e Transportes, Claudécio Taroba, o diretor-presidente da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Alfredo Andrade, o diretor- superintendente do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Ademar Lopes, além dos deputados federal, Afonso Florence (PT), e estaduais Luiza Maia (PT) e Bira Côroa (PT), além do presidente da Câmara Municipal, Téo Ribeiro (PT), e os vereadores Patrícia Oliveira (PT), Otaviano Maia (PT), Marcelino Filho (PT), Gilvan Silva (PT), Wilton de Ferrinho (PRTB) e Elias Natan (PV).

Slideshow | 9 fotos

Cortejo reúne moradores e turistas

Mais Notícias

2ª edição do projeto Homens Reflexivos é marcado por palestra sobre violência contra a mulher

2ª edição do projeto Homens Reflexivos é marcado por palestra sobre...

II Fórum PcD reuniu diversos segmentos de Camaçari para debater inclusão

II Fórum PcD reuniu diversos segmentos de Camaçari para debater inc...

Missa, cortejo e apresentações culturais marcam o Dia das Baianas de Acarajé

Missa, cortejo e apresentações culturais marcam o Dia das Baianas d...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us