Cortejo encerra homenagem a padoreiro

Iwwa Agência
Publicado 04/01/2013 06:01:07

A comunidade católica de Camaçari participa nesta segunda-feira (07/01), às 16h, da tradicional procissão em homenagem ao padroeiro da cidade, São Thomaz de Cantuária, um dos pontos altos das homenagens rendidas ao santo.

As orações da novena em homenagem ao santo prosseguem até domingo (06/01) e são realizadas sempre à noite, na Catedral São Thomaz de Cantuária, na praça Desembargador Montenegro.

Na segunda-feira (07/01), dia dedicado ao santo, os festejos serão abertos com uma alvorada às 5h. A programação da Diocese inclui ainda diversas celebrações, que serão realizadas no decorrer do dia, além da missa campal, às 17h. Shows musicais encerram a programação de reverências a São Thomaz de Cantuária.

Durante a missa campal acontece também uma quermesse na praça Desembargador Montenegro, com venda de doces, salgados, bebidas e artesanatos.

A expectativa é de que milhares de fiéis de diversas cidades participem das comemorações, uma vez que além de Camaçari, a Diocese São Thomaz de Cantuária contempla os municípios de Candeias, Dias D’Ávila, Madre de Deus, Simões Filho, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe e Terra Nova.

A festa em homenagem ao padroeiro da cidade conta com o apoio da Prefeitura, através da STT (Superintendência do Trânsito e Transportes) e da Coordenação de Eventos.

 

HISTÓRIA DO PADROEIRO

 

No início do século 20, o casal britânico Thomaz e Tomazia veio trabalhar em Camaçari nas obras de construção da linha férrea e doou um pequeno terreno para a edificação de uma capela. Neste período, a atual sede do Município era distrito de Vila de Abrantes e o padroeiro de Camaçari era São Miguel.

Em agradecimento, a igreja homenageou o casal e batizou a capela de São Thomaz, em alusão a um padre da cidade inglesa Canterbury, que em português significa Cantuária.

Quando houve a emancipação da cidade, a Igreja de São Thomaz foi tomando conotações maiores e conquistando a população local. Inicialmente, os festejos em homenagem ao santo eram realizados no dia 29 de dezembro e atraia um grande fluxo de pessoas.

No entanto, como as comemorações causavam transtornos ao comércio local, por se tratar de um período de compras de final de ano, os comerciantes solicitaram que o dia do padroeiro fosse transferido para 07 de janeiro e se transformasse em feriado. A solicitação foi acatada pela Igreja e legalizada pela Câmara Municipal.

Uma curiosidade interessante que se conta é que a Inglaterra, país de origem do casal que doou o terreno para a construção da capela, teve participação decisiva durante a revolução industrial ocorrida na Europa entre os séculos 18 e 19. Por isso, acredita-se que São Thomaz intercedeu para que Camaçari tenha se tornado uma cidade industrial.

PROGRAMAÇÃO

5h – Alvorada em frente à Catedral São Thomaz de Cantuária

6h – Ofício de Nossa Senhora, com a Legião de Maria 

7h – Missa dedicada aos homens, com oração da manhã

8h – Café da manhã partilhado, na praça Desembargador Montenegro

9h – Missa dedicada aos enfermos

11h – Missa dedicada às crianças

16h – Procissão saindo do bairro Alto da Cruz, em frente a sede do Cruzeiro Esporte Clube, até a  Catedral São Thomaz de Cantuária

17h – Missa Campal celebrada pelo bispo da diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini

19h – Apresentação de bandas católicas na praça Desembargador Montenegro

 

Foto: Nelinho Oliveira

Catedral de São Thomaz de Cantuária -

Mais Notícias

Vila de Abrantes recebe a Trilha Gestão Empreendedora

Vila de Abrantes recebe a Trilha Gestão Empreendedora

Obras para implantação do Centro de Referência à Saúde da Mulher já começaram

Obras para implantação do Centro de Referência à Saúde da Mulher já...

Diversas ações movimentaram o terceiro trimestre da Sedur

Diversas ações movimentaram o terceiro trimestre da Sedur

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.