A paixão pelo esporte começou por uma necessidade de perder peso para Maria de Cássia Oliveira de Santana. Hoje, após intensos treinos, a atleta comemora o primeiro lugar na 21ª Corrida Rústica Dois de Julho de Camaçari, categoria Veterana 40, com 30 minutos e 1 segundo. A prova acontece em homenagem a Independência da Bahia.
Maria de Cássia, que participa da competição pelo quinto ano, faz um balanço positivo dos resultados. Antes de começar a correr sofria com a obesidade. Depois que descobri o esporte minha vida mudou completamente. Fiz novos amigos, saí do mau humor e melhorei minha auto-estima, revela.
A 21ª Corrida Rústica foi realizada na manhã de hoje (02/07), na praça Dois de Julho. Participaram 150 pessoas com mais de 16 anos, nas categorias Menor 16, Juvenil 18, Adulto 20, 25 e 30, Pré-Veterano 35, Veterano 40, 45, 50, 55 e 60, além de Adulto 20 e Veterana 40, pelo sexo feminino. A disputa reuniu moradores e atletas das equipes de rendimento da Secretaria do Esporte e Lazer (Sedel).
O percurso foi de 6,3 quilômetros, com largada na praça do bairro Dois de Julho, seguindo pelo bairro Piaçaveira, rua Maranhão, avenida Sul, do Contorno e Jorge Amado (com retorno próximo ao Viaduto do Trabalhador), rua da Rodoviária, avenida Eixo Urbano Central, rua do Alecrim, avenida Comercial, rua Dois de Julho, e por fim, o retorno a praça do bairro Dois de Julho.
Para garantir a segurança dos participantes, profissionais da Secretaria da Saúde (Sesau) e da Superintendência do Trânsito e Transportes (STT) acompanharam os atletas durante todo percurso.
Hélio Cássio Bispo marca presença na corrida há uma década.
Este ano, com o tempo de 22 minutos e 12 segundos, o atleta conquistou o campeonato na categoria Adulto 25. Uma vitória na Corrida Dois de Julho de Camaçari é um avanço para minha carreira. Por conta do desempenho, consegui ocupar espaço em competições de outras cidades, diz o atleta, que nos anos de 2006 e 2007 foi bicampeão do Baiano de Atletismo.
Hélio Bispo integra a equipe de rendimento da Sedel e treina de segunda-feira a sábado, duas horas por dia. Os treinos acontecem na Sedel.
PREMIAÇÃO
Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféu. Os atletas que concluíram a prova dentro do prazo limitado pelo regulamento, que foi de uma hora, foram homenageados com medalha.
A proposta do evento é incentivar a atividade física e integrar os moradores. Também é uma forma de comemorar a Independência da Bahia, diz Fábio Gomes, membro da Associação de Moradores do bairro Dois de Julho.
Depois da corrida, as bandas Auê Badá, Com Karícia, Movimento Arrochante, Corda bamba e Sela Quatro animaram os participantes.
O evento é realizado pela Sedel e Associação de Moradores do bairro, em parceria com a Sesau, STT, Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e Federação Baiana de Atletismo (FBA).

Os primeiros colocados receberam troféus -