Corpo de Bombeiros é instalado

Iwwa Agência
Publicado 10/07/2012 04:07:49

Mais uma página de sucesso foi escrita na história da Segurança Pública de Camaçari com a instalação do 5º SGBM (Subgrupamento de Bombeiro Militar). A solenidade aconteceu nesta terça-feira (10/07), na sede da unidade, localizada na rua Lateral de Dentro, no bairro Jardim Limoeiro, próxima à base do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

Subordinado ao 10° GBM (Grupamento de Bombeiro Militar) de Simões Filho, o subgrupamento do Município atende a uma antiga solicitação da população e foi implantado graças a parceria entre a administração municipal e o governo do Estado.

Para o prefeito Luiz Caetano, a instalação da unidade denota o crescente desenvolvimento do Município, além de oferecer mais segurança para a comunidade. “Temos certeza de que Camaçari está cada vez mais estruturada para atender aos anseios do povo e receber novos empreendimentos”, declarou.

O gestor ainda destacou que a unidade está situada em um ponto estratégico, nas proximidades da BA-535 (Via Parafuso), do HGC (Hospital Geral de Camaçari) e da CTU (Cidade Técnico-Universitária), onde funciona o IFBA (Instituto Federal da Bahia) e futuramente o campus da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Além disso, a localização facilita o acesso das equipes ao centro da cidade e ao Polo Industrial.

Durante a solenidade, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, afirmou que a implantação de mais uma unidade do Corpo de Bombeiros representa a realização de um sonho, “por se tratar de um equipamento de grande importância para os moradores de Camaçari e região”, avaliou.

Presente na solenidade, o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, parabenizou o gestor municipal pelo “compromisso em atender as solicitações da popualção da cidade”.

De acordo com o comandante-Geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Dalton Barbosa, a intenção é de que o subgrupamento de Camaçari se torne um grupamento. Segundo ele, a mudança é gradativa e nada impede que a unidade se torne independente. O comandante informou ainda que o nome do capitão responsável pelo 5° SGBM de Camaçari deve ser divulgado nos próximos dias, através do Diário Oficial do Estado.

Participaram da solenidade de inauguração secretários e vereadores, autoridades policiais e políticas, além de representantes do empresariado e do comércio local.

 ESTRUTURA

O 5° SGBM de Camaçari ocupa uma área de 178 metros quadrados e possui dois alojamentos (feminino e masculino), além de salas de treinamento, de comando, de rádio e de administração.

O efetivo da unidade contará com 30 bombeiros, entre homens e mulheres, que terão o suporte de uma viatura de combate a incêndio, busca, salvamento e resgate (ABTS – Auto Bomba Tanque e Salvamento).

Além do próprio efetivo, a unidade de Camaçari terá o apoio de grupos especializados, como o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros e a equipe BRESC (Busca, resgate e salvamento com cães) do 10º GBM. A Defesa Civil também atuará como uma força auxiliar.

O 5° SGBM de Camaçari já entrou em funcionamento. As instalações e a parte logística são garantidas pela administração municipal, enquanto que a equipe de bombeiros e os equipamentos de combate a incêndio são cedidos pelo governo estadual.

Slideshow | 5 fotos

Corpo de Bombeiros é instalado

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.