No domingo (12/02), às 9h, será realizada assembléia com os quilombolas de Cordoaria para oficializar o início do trabalho de territorialização e demarcação de terra da localidade. O encontro acontece na Associação de Moradores e contará com representantes da Prefeitura de Camaçari e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
Em breve, Cordoaria será reconhecida e ganhará titularização de Quilombo, recebendo a escritura da terra emitida pelo Incra. No momento, acontecem visitas domiciliares realizadas por um antropólogo para conhecer origem e história do povo residente no local.
Na sequência, acontece estudo de agrimensura para identificar os tipos de cultivos, visitas com engenheiros agrônomos e serviços de topografia. Dentro da iniciativa ainda está prevista a realização de audiências públicas sobre diversos aspectos de Cordoaria, que conta com cerca de 1.200 moradores.
Os trabalhos tiveram início no último dia 23 e devem durar cerca de seis meses devido à complexidade da iniciativa, que vai mapear os limites da terra, cultura e perfil dos moradores.
A titularização de Cordoaria como Quilombo vai permitir que os moradores tenham a garantia e posse do terreno. Além disso, eles serão beneficiados com políticas públicas do governo federal voltadas para as comunidades quilombolas.
A localidade já possui título de reconhecimento como comunidade quilombola, expedido pela Fundação Palmares. A Secin, através da Coordenação da Promoção da Igualdade Racial, é responsável pela intermediação da iniciativa no Município.