Várias atividades estão previstas para acontecer durante toda a quarta-feira (20/01), data em que se comemora o aniversário de importância da comunidade quilombola de Cordoaria, localizada na zona rural de Camaçari, onde moram cerca de 300 famílias. A localidade foi reconhecida como remanescente de quilombo, em 2005, pela Fundação Palmares.
A programação terá início às 6h, com uma alvorada, seguida de café da manhã às 9h e uma palestra às 10h, ministrada pela professora Vanda Sá Barreto sobre Orgulho de ser Quilombola. A finalidade é aumentar a auto-estima e a aceitação da ascendência por parte dos moradores da localidade, destacando a importância na história do Município.
Durante a tarde, a partir das 13h30, acontece exibição de slides e do vídeo Cordoaria de A a Z, Quilombos do Brasil. Às 14h30, grupos de trabalho se reúnem para discutir a afirmação da identidade quilombola e demandas da comunidade, na qual sairá como resultado um documento intitulado Carta de Cordoaria.
Finalizando, será realizado, às 16h, show musical com grupos de samba de roda local. Paralela à programação, acontece feira de saúde, com vacinação, aferição de pressão, distribuição de preservativos e kit bucal, com escova e pasta de dente, além de atendimentos sociais.
Os eventos são promovidos pela Coordenação de Promoção de Políticas da Igualdade Racial, em parceria com as secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social, Cultura, Turismo e da Promoção da Mulher e da Reparação.