Coordenação estadual reforça ações do Pronasci

Iwwa Agência
Publicado 29/10/2008 07:10:10

Camaçari está próxima de ser contemplada com mais uma política de apoio às mulheres. O acordo foi reforçado durante reunião entre a gestora local do Mulheres da Paz, Ieda Franco, e representantes do Município. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito.

Após a reunião, o grupo seguiu para o Caic (Centro de Atendimento Integral a Criança e ao Adolescente) e Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. As secretarias municipais da Mulher (Semu) e da Assistência Social (Seas)também foram visitadas.

O Mulheres da Paz integra as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) em Camaçari, primeiro município baiano contemplado pelo Governo Federal que recebe a visita da coordenação estadual.

“Aqui já existe toda uma política voltada ao atendimento à mulher, por isso resolvi conhecer, in loco, as ações desenvolvidas na cidade”, diz Ieda Fraco, que também propôs uma audiência pública na Câmara de Vereadores para apresentação do projeto.

Ainda segundo a gestora local, a proposta é que o projeto contribua com a redução dos índices de violência e ofereça mecanismos de defesa às mulheres, “que precisam ser instruídas porque geralmente chefiam famílias e estão em contato direto com jovens em situação de vulnerabilidade social”, acrescenta.

A assinatura do convênio para execução do projeto será assinado em breve entre a Prefeitura e Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia (Sedes), responsável pela coordenação do Mulheres da Paz no Estado.

O projeto, que deve ser executado no Município a partir do próximo ano, prevê a formação de lideranças comunitárias para que possam atender famílias envolvidas com jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.

O benefício atende 100 mulheres dos Phoc´s 1, 2 e 3, bairros de Camaçari atendidos pelo Pronasci. A bolsa é válida por um ano, podendo ser prorrogada por mais 12 meses. O valor é de R$ 190,00.

A capacitação tem um prazo de 30 dias e traz informações sobre Lei Maria da Penha, acesso à justiça, conhecimentos de informática, apoio psicossocial coletivo e ações Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.

Atualmente a Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia aguarda processo licitatório para contratação do órgão responsável pela seleção pública e capacitação das mulheres beneficiadas.

Estiveram presentes na reunião a prefeita em exercício, Tereza Giffoni, a secretária municipal do Governo (Segov), Jailce Andrade, a coordenadora do Pronasci em Camaçari, Selmária Matos, além de representantes das Secretarias da Mulher, Suelly Albuquerque e da Assistência Social, Albanice Nunes.

Foto: Nelinho Oliveira

Dirigente do Pronasci foi recebida pela prefeira em exercípio -

Mais Notícias

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito prestigia evento da Seduc em alusão ao Dia do Professor

Prefeito prestigia evento da Seduc em alusão ao Dia do Professor

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.