Os funcionários efetivos da Prefeitura de Camaçari podem contar com os serviços da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos Municipais (Servforte).
A entidade, fundada em junho passado, representa uma alternativa mais barata para a concessão de empréstimo aos associados.
O capital inicial da Servforte é do próprio associado. Desta forma, ele precisa adquirir quotas-partes da cooperativa, que pode ser o valor único de R$ 50,00, pagos à vista, ou o valor máximo de R$ 1,4 mil, sendo 50% à vista e o restante parcelado em até 12 vezes iguais, mensais e consecutivas.
Além das quotas-partes, o servidor precisa autorizar o desconto em folha de pagamento, que corresponde ao valor mensal de 1% sobre os rendimentos brutos do contra-cheque.
Para se associar, é preciso apresentar o último contra-cheque, comprovante de endereço e carteira de identidade. A margem de empréstimo é de 30% do salário bruto do funcionário e o dinheiro só pode ser liberado 30 dias após a filiação.
A cooperativa é uma entidade onde o servidor é o dono, por isso, quanto maior o número de associados maior a sua rentabilidade. A Servforte é aberta e participativa, portanto, qualquer associado pode se candidatar à diretoria ou votar, características que a diferenciam dos bancos privados, diz Roberto Silveira, presidente da entidade.
Segundo ele, o saldo do capital aplicado (denominado de sobra) é dividido igualmente entre os associados, após o encerramento do exercício anual.
Para o presidente da Servforte, a entidade impulsiona o desenvolvimento da economia local e gera novos investimentos no Município. A finalidade da cooperativa é reduzir as taxas de serviços e juros cobradas pelos bancos, que podem chegar a 12% ao mês. As taxas a serem praticadas pela ServForte ainda não foram definidas, mas, com certeza, serão menores, acrescenta.
Mais do que a oferta de empréstimos, o projeto da Servforte prevê ainda a assinatura de convênios com estabelecimentos comerciais para que os associados ganhem descontos nas compras. Na segunda etapa, a proposta é de que a cooperativa beneficie também outras categorias profissionais.
A diretoria da Servforte é composta por conselhos fiscal e administrativo, num total de nove membros. No caso do primeiro, a eleição é anual, já o conselho administrativo é renovado a cada três anos. Atualmente a cooperativa possui 26 associados.
Instalada no Espaço Conviver, a Servforte presta atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Conviver está situado na avenida Francisco Drumond, 186 B, Centro. Mais informações através do telefone 3622-1035.