Convênio de revitalização da bacia do Rio Camaçari é assinado com a Caixa

Iwwa Agência
Publicado 01/09/2011 05:09:41

Na tarde desta quinta-feira (01/09), a Prefeitura de Camaçari assinou convênio com a Caixa para a Revitalização Urbanística da bacia do Rio Camaçari. O próximo passo é a publicação do ato no Diário Oficial e, em seguida, o lançamento do edital.

Na ocasião, o prefeito Luiz Caetano convocou a população para participar da apresentação do projeto de Revitalização Urbanística do Rio Camaçari, a ser realizado no próximo dia 15, às 18h, no Teatro da Cidade do Saber. Também no dia 15, a Prefeitura dá início a construção de uma agenda para apresentar o projeto nas comunidades do Município.

Parte do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) e com orçamento de R$ 280 milhões, sendo R$ 23 milhões de contrapartida da Prefeitura, o projeto de revitalização do Rio Camaçari é considerado pelo governo federal como um dos melhores do Norte/Nordeste.

Bastante emocionado, o prefeito Luiz Caetano assinou o convênio com a Caixa, representada pelo superintendente Regional de Salvador e Região Metropolitana, Aristóteles Menezes. A assinatura do termo teve como testemunha o secretário da Administração de Camaçari, Ademar Delgado.     

Ao apresentar o projeto, Caetano disse que se realiza como gestor público com a revitalização do Rio Camaçari, que, no entendimento do prefeito, “será responsável pela mudança na vida dos camaçarienses e na dinâmica da cidade.” O projeto foi construído com a participação de todas as secretarias.

A revitalização abrange as áreas localizadas no entorno do rio e vai oferecer mais mobilidade urbana dentro do Município, já que contará com a implantação de viaduto e novas vias.

Aristóteles Menezes disse que o projeto do Rio Camaçari foi bem executado e que representa para a Caixa e para o governo federal a maneira de trabalho adotada pela presidenta Dilma Rousseff. “Agora, os municípios apresentam os projetos e só depois é assinado o convênio”, explicou.

“A Revitalização Urbanística do Rio Camaçari possui todas as licenças ambientais, está com 99% do projeto executivo concluído e já foi aprovado pela Caixa. A partir deste mês, a licitação pode ser realizada”, declarou o superintendente.    

A assinatura do convênio aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com as presenças da deputada estadual Luiza Maia (PT), vereadores, secretários municipais, representantes da Caixa, da Embasa, do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), empresários e a comunidade.

 PROJETO

O projeto de Revitalização Urbanística do Rio Camaçari será responsável pelo reassentamento ou indenização de 2.792 famílias em situação de risco, implantação de 1,5 milhão de metros quadrados de área urbanizada, 425 mil metros quadrados de recuperação ambiental, 150 mil metros quadrados de pavimentação e obras viárias.

A ação ainda prevê a construção de 30 quilômetros de ciclovia, 2.880 metros de esgotamento sanitário, recuperação do Horto Florestal, criação do Parque Botânico, implantação de 25 mil metros de energia e iluminação, construção de centros comunitários, escolas, pontes, 38 pontilhões, entre outros.

Slideshow | 2 fotos

Convênio de revitalização da bacia do Rio Camaçari é assinado com a Caixa

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de setembro de 2021

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Defesa Civil interdita imóvel por ameaça de desabamento

Projeto

Projeto "Das Telas às Imagens" promove exposição itinerante

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.