Convênio com ONG melhora trânsito de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 10/06/2008 12:06:27

Camaçari ganhou um importante parceiro na implantação do sistema de ordenamento das vias públicas. O convênio com a ONG Internacional Global Road Safety Partnership (GRSP) foi assinado nesta terça-feira (10/06), pelo prefeito Luiz Caetano e o supervisor da organização não-governamental para América Latina, José Cardita.

A cerimônia aconteceu na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.

Ao aderir ao programa, Camaçari se torna a primeira cidade do Norte-Nordeste e 20ª do Brasil a implantar um moderno sistema de transporte e trânsito, que contempla os padrões internacionais de planejamento e gestão. A Global Road Safety Partnership prestará consultoria gratuita ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura.

O convênio faz parte do Programa de Educação no Trânsito e irá atuar através do Plano de Ação Imediata no Trânsito (PAIT), Educatrânsito e TransportAção, projetos educacionais desenvolvidos pela Prefeitura com o objetivo de capacitar escolas, empresas e associações.

A proposta ainda contempla o tratamento de pontos críticos, mapeamento e adequação de lombadas, melhoria de infra-estrutura do trânsito, construção de política de estacionamento para o centro da cidade, além de implantação de sinalizações horizontal, vertical e semafórica, já em andamento em diversos bairros.

“Em 2004, havia 35 mil veículos circulando pelas ruas do Município e hoje são 62 mil. Precisamos modificar o sistema de trânsito para viabilizar o funcionamento adequado da cidade. Com a adesão ao projeto, também vamos humanizar o trânsito e aumentar o intercâmbio com outros países”, acrescenta Franscisco Franco, superintendente da STT.

O prefeito Luiz Caetano citou a assinatura do convênio como mais uma importante parceira firmada. Para ele, Camaçari tem conseguido construir uma relação diplomática com diversos países do continente europeu e asiático. “A parceria com a GRSP vai ampliar os benefícios à comunidade”. Para José Cardita, Camaçari avança bastante ao se tornar uma das 20 cidades brasileiras a implantar uma estrutura piloto mundial.

Durante a reunião foi citado o importante papel do Hospital Geral de Camaçari (HGC), que centraliza os atendimentos mais graves.

O programa vai funcionar através de parceria entre sociedade civil organizada, órgãos municipais e STT. Entre os colaboradores, estão as secretarias da Educação (Seduc), Serviços Públicos (Sesp), Planejamento (Seplan), Integração da Orla (Seorla), do Esporte e Lazer (Sedel) e Infra-Estrutura (Seinfra).

CIDADE DO SABER
Ao final da reunião, a comitiva conheceu a estrutura da Cidade do Saber. “A Cidade do Saber é grandiosa e tem um princípio de inclusão social altamente poderoso, que permite às pessoas encontrarem soluções para suas próprias necessidades”, afirmou o diretor executivo da Global Road Safety Iniciative (GRSI), Andrew Pearce.

Também marcaram presença na reunião Gayle di Pietro, representante dos países asiáticos da GRSP, Fernando Pestana, supervisor no Brasil da GRSP, Magnólia Lima, supervisora de Assuntos Corporativos da Ford Nordeste, os secretários municipais da Educação, Valter Lima, do Turismo (Setur), José Cupertino, do Planejamento, Roque Werlang, da Administração (Secad), Paulo Pinto, da Fazenda (Sefaz), Paulo César Gomes, de Servuços Públicos (Sesp), Eduardo Magalhães, diretora do Hospital Geral de Camaçari, Dorilda Vasconcelos, diretora-presidente da Limpec, Lezineide Andrade, do Instituto de Seguridade do Servidor (ISSM), Natanael Fernandes, vereador Cléber Alves (PT), representantes da cooperativa de transporte alternativo, gerente da Caixa Econômica Federal, Ronaldo Nascimento, major da 59ª Companhia da Polícia Militar, Fernando Leal, e diretor da 28ª Ciretran, Antônio Ferreira.

A ONG
A Internacional Global Road Safety Partnership (GRSP) foi criada em 1999 pelo Banco Mundial, com o apoio de diversas empresas, a exemplo da Shell, Ford, Toyota, General Motors, Organização Mundial da Saúde, Nações Unidas, Cruz Vermelha e Banco Interamericano de Desenvolvimento. Possui sede na Suíça e atua na Europa Oriental, África, Ásia e América Latina, com serviços prestados a 19 cidades brasileiras.

Mais Notícias

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Tiro de Guerra de Camaçari forma 37 atiradores

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de dezembro de 2021

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Programação diversificada anima Agenda Cultural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.