Camaçari é a primeira cidade do Nordeste a implantar o Programa de Educação no Trânsito da ONG Internacional Global Road Safety Partnership (GRSP).
A iniciativa visa colocar Camaçari entre as cidades que detém os mais organizados sistemas de transporte e trânsito do Brasil, atendendo os padrões internacionais de planejamento e gestão do trânsito.
A assinatura do convênio com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Camaçari (STT) foi realizada na manhã desta terça-feira (10/06), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.
A organização prestará consultoria gratuitamente e irá potencializar as ações já oferecidas pela STT, como os projetos Educatrânsito, TransportAção e o Plano de Ação Imediata no Trânsito (PAIT), para que sejam levados à escolas, empresas e associações.
A ONG atua na Europa Oriental, África, Ásia e América Latina, com serviço prestado a 27 cidades brasileiras. A STT está realizando um levantamento dos acidentes de trânsitos dos últimos quatro anos, no Município. De posse dos dados, a GRSP estabelecerá metas e atribuirá selos, divididos em ouro, prata e bronze, para classificar o transporte público da cidade.
Para auxiliar no planejamento e na implantação de sistemas de gestão, a parceria vai funcionar como uma tríade: sociedade civil organizada, órgãos municipais e STT. Dentre os órgãos municipais, colaboram com o processo as secretarias de Educação (Seduc), Serviços Públicos (Sesp), Planejamento (Seplan), Integração da Orla (Seorla) e Infra-Estrutura (Seinfra). A execução dos programas é de responsabilidade do poder público.
A solenidade contará com a presença de Andy Pearce, presidente mundial da Global Road Safety Iniciative (GRSI), ONG que mantém a GRSP, José Cardita, do GRSP para América Latina, Gayle di Pietro, representantes dos países asiáticos, de multinacionais que atuam no Município, personalidades e sociedade civil.

Parceria melhora ordenamento do tráfego no Município -