Convênio com o governo federal prevê a construção de duas embarcações

Iwwa Agência
Publicado 08/09/2010 01:09:38

O convênio entre o Ministério da Pesca e Aqüicultura e a Cooperativa de Pescadores de Camaçari (Coopesc) vai mudar a vida de 24 famílias de Arembepe, orla do Município.

A assinatura, que estava prevista para acontecer na última sexta-feira (03/09), foi adiada e deve ser realizada até o final do mês de setembro.

O documento prevê a liberação de R$ 6 milhões para Coopesc com a finalidade de construir duas embarcações de grande porte, além da qualificação dos pescadores para o manuseio adequado das embarcações.

Os barcos são de 72 pés (equivalente a 21,8 metros) e tem capacidade para armazenar 35 toneladas de peixes, cada um.

“As aquisições resultarão num salto qualitativo para os cooperativados, que passarão da pesca artesanal de subsistência para a pesca de grande produção”, afirma Ajax Tavares, diretor administrativo da Coopesc e conselheiro Nacional de Pesca e Aqüicultura.

Com o aumento do número de pescado a economia local também será aquecida, uma vez que o valor arrecadado será maior e permitirá melhores salários para os pescadores e mais qualidade de vida para as famílias.

De acordo com o presidente da Coopesc, Pedro de Assis, essa é uma luta antiga e que permitirá a concretização de muitos outros sonhos, como a importação e exportação dos pescados.

“Já foram feitos muitos contatos e a expectativa para a efetivação dos contratos são as melhores”, comemora.

Pescador há mais de 30 anos, Manoel de Brito está contando os dias para que as embarcações comecem a ser construídas e entrem em operação. “Com elas vamos ter a possibilidade de pescar diversas espécies de peixes que não são pegos de forma artesanal”, lembrou. E acrescenta, “estamos há dez anos trabalhando nesse projeto, que com certeza servirá de modelo para todo Brasil”.

Na Bahia, além da Coopesc, apenas a Coompi (Cooperativa de Pescadores de Itacaré) foi contemplada com o convênio do mesmo valor, previsto no Edital de 2005.

As cooperativas concorreram com mais de 1.000 entidades de todo o Brasil. As embarcações de Camaçari serão as maiores do Estado.

Foto: Carol Garcia

Ajax Tavares diz que o convênio impulsiona a pesca -

Mais Notícias

Requalificação do Mercado de Barra do Pojuca é tema de reunião

Requalificação do Mercado de Barra do Pojuca é tema de reunião

Teatro Cidade do Saber será palco para festival de stand up Bloco de Notas

Teatro Cidade do Saber será palco para festival de stand up Bloco d...

Camaçari volta a celebrar o Dia das Crianças com festa

Camaçari volta a celebrar o Dia das Crianças com festa

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us