Os pescadores de Camaçari comemoram mais um avanço no setor. O governador Jaques Wagner e o Ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, assinam nesta terça-feira (25/05), convênios e contratos que beneficiam as coorperativas atendidas pelo Profrota (Programa Nacional de Financiamento da Ampliação e Modernização da Frota Pesqueira Nacional).
A cerimônia acontece às 9h30, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.
Na ocasião, será firmado um contrato de financiamento de dois barcos para pesca oceânica no Município. As embarcações são consideradas as maiores da Bahia e custam R$ 3,6 milhões, cada uma. Os pescadores terão três anos de carência e 18 anos para pagar o financiamento. Em média, 40 profissionais serão capacitados para a prática de pesca no mar.
Os convênios serão realizados com a Bahia Pesca, para capacitação de pescadores, IFES (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo), para incubar as cooperativas, além da assinatura de contrato com o BNB (Banco do Nordeste do Brasil), para o financiamento de embarcações.
O ato vai beneficiar as cooperativas inseridas no Profrota, dentre elas, a Cooperativa de Pescadores de Camaçari (Coopesc).
AVANÇOS
Camaçari possui mais de 1.300 pescadores cadastrados na Colônia de Pesca Z-14. Segundo Ájax Tavares, diretor da Coopesc, os profissionais contam com o amplo apoio da Prefeitura Municipal, que contribuiu para a atração do programa Profrota para o Município, ofereceu cursos de capacitação e equipou 63 embarcações.
Além disso, a administração municipal iniciou a reforma de 36 embarcações, doou cestas básicas para os pescadores e marisqueiras no período das fortes chuvas e escavou tanques de criação de peixe para os piscicultores. Também houve a distribuição de 50 tanques de rede, 300 mil alevinos e 30 toneladas de ração.

Pescadores da Colônia Z-14 serão beneficiados -