Convênio beneficia a Coopmarc

Iwwa Agência
Publicado 16/12/2011 05:12:05

A Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc) será beneficiada por um convênio de aproximadamente R$ 1 milhão destinado à compra sete caminhões que atenderão o Complexo de Cooperativas de Reciclagem, na Bahia. O complexo é composto por nove cooperativas, entre elas a Coopemarc. O objetivo é garantir novas oportunidades para os catadores de material reciclável.

Com recurso do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), o convênio foi firmado através da Fundação Banco do Brasil. O montante será liberado em fevereiro de 2012. Além de Camaçari, foram beneficiados os municípios de Salvador,  Simões Filho, Lauro de Freitas e Cruz das Almas.

Durante a assinatura, realizada na agência Nova Abrantes do Banco do Brasil, em Camaçari, o presidente da Coopmarc, Jerônimo Bispo dos Santos, agradeceu ao apoio da Prefeitura e falou da emoção em celebrar um momento tão importante na vida dos cooperativados. “Estamos há 11 anos trabalhando em Camaçari e esse é o primeiro convênio que ganhamos. Teremos muita responsabilidade com o projeto”, disse.

O secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, que representou o prefeito Luiz Caetano no evento, disse que a ação é muito expressiva, “pois oferece oportunidades e colabora com a inclusão social das pessoas”. Ele afirmou ainda que é importante que as cooperativas se organizem e estejam legalizadas para que possam participar de programas da administração municipal.

Na ocasião, Ademar Delgado falou da preocupação da Prefeitura com a questão ambiental e informou a aprovação, no último dia 13, da mudança na legislação tributária do Município, que incorpora o IPTU Verde. O programa prevê descontos de até 20% no valor do imposto para imóveis que tenham iniciativas de sustentabilidade e preservação ambiental.

Marco Túlio Lacerda, diretor-geral da agência Nova Abrantes, declarou que “esse é o primeiro de muitos contratos voltados para a área ambiental” e que o Banco do Brasil tem a proposta de colaborar com a preservação do meio ambiente no Município.

O projeto para a aquisição dos caminhões foi desenvolvido pelas cooperativas e teve o apoio da  Incubadora de Empreendimentos Solidários da  Universidade Estadual da Bahia – Incuba Uneb.

A Limpec (Empresa de Limpeza Pública de Camaçari) e a Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) participaram do projeto através da parceria técnica com a Coopmarc.

A assinatura do convênio, na assinado sexta-feira (16/12), contou ainda com as presenças da diretora presidente da Limpec, Lezineide Andrade, do secretário da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, representantes das secretarias do Desenvolvimento Urbano e da Fazenda, do Banco do Brasil, da Petrobrás, da UNEB, Odebrecht e das cooperativas beneficiadas.

Slideshow | 3 fotos

Convênio beneficia a Coopmarc

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.