Convênio amplia serviço de atendimento de emergência

Iwwa Agência
Publicado 26/03/2009 12:03:42

A Secretaria de Saúde (Sesau), por meio do SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), vai implantar o projeto piloto de capacitação para atendimento de emergências cardiovasculares em residências e vias públicas.

Camaçari é o único do Nordeste a ser beneficiado porque atende as exigências das portarias ministeriais que criaram a Política Nacional de Atenção as Urgências.

O programa será implantado através de convênio com o Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Hospital Sírio Libanês. A capacitação vai oferecer aulas de primeiros socorros para profissionais de saúde e população.

Na primeira etapa, serão qualificados professores e alunos da rede municipal, de 12 a 15 anos. O curso está previsto para começar em maio e será ministrado por uma equipe do Hospital Sírio Libanês. Os contemplados funcionam como agentes multiplicadores junto à comunidade.

O projeto também capacitar os servidores da Sesau responsáveis pelo atendimento de emergência como os profissionais do SAMU-192, do Hospital Geral de Camaçari (HGC) e dos Prontos Atendimento (PAs).

A intenção é aumentar os índices de sobrevivência sem seqüelas em vítimas de parada cardiorespiratória, infarto agudo no miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Para a secretaria de Saúde, Efigênia Cardoso, o convênio com o Hospital Sírio Libanês é muito proveitoso para o Sistema único de Saúde (SUS). “Através da parceira intensificamos o trabalho de resgate da cidadania e oferecemos um serviço ainda melhor para a comunidade”, diz.

Na opinião do coordenador geral do SAMU-192, José Luciano Pinto, o resultado vai ser fantástico. “O curso melhora a sobrevida de pacientes”, explica.

O projeto também será implantado em Barbacena (MG), Itanhaem (SP), Apucarana (Pr) e Três Lagoas (MS). O critério para o funcionamento é que as cidades tenham uma população entre 100 e 250 mil habitantes.

Foto:

Mais Notícias

Sefaz apresenta resultados do 2º quadrimestre e projeta crescimento

Sefaz apresenta resultados do 2º quadrimestre e projeta crescimento

STT realiza ação de encerramento do Setembro Amarelo

STT realiza ação de encerramento do Setembro Amarelo

Camaçari e o potencial turístico – a história de Jucy Andrade

Camaçari e o potencial turístico – a história de Jucy Andrade

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us