Controle do cipó-de-chumbo preserva fauna e flora

Iwwa Agência
Publicado 08/09/2008 12:09:20

Como medida de preservação da flora e fauna nativas, agentes da Defesa Civil de Camaçari, do Tiro de Guerra e técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estão retirando o cipó-de-chumbo, vegetal considerado parasita que tem destruído árvores e arbustos da região da lagoa de Guarajuba e do rio Capivara.

A ação é realizada uma vez por mês, durante todo o ano, e conta com mais de 40 homens. Em cada operação, são extraídos de seis a sete caminhos da espécie predadora. São utilizados para a remoção, facões, foices e ganchos.

De acordo com a Defesa Civil, o objetivo da iniciativa é manter o equilíbrio natural das regiões, que são áreas de proteção ambiental.

À medida que o cipó-de-chumbo suga o material nutritivo da vegetação nativa, matando-as, os animais ficam sem fonte de alimentação, desequilibrando a cadeia alimentar. Os prejuízos também chegam aos rios, manguezais, lagoas e dunas.

Apesar de a espécie predatória ser uma planta, e por isso importante para o meio ambiente, é necessário evitar a multiplicação e, por consequência, a destruição do restante da flora. “O cipó-de-chumbo é importante, mas não em excesso, pois assim se transforma em praga”, afirma o coordenador-geral da Defesa Civil, Silvestre Almeida.

O cipó-de-chumbo não possui folhas nem clorofila. Por não realizar o processo de fotossíntese, vital para a nutrição de toda planta, a espécie parasita as existentes. Ela tem estruturas que penetram na vegetação hospedeira e retira os nutrientes.

Foto: Arquivo Seplan

Ação da Defesa Civil e Exército mantém o equilíbrio ecológico -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nesta quarta (29)

Vacinação contra Covid retorna para população de 12 anos acima nest...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de setembro de 2021

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Prefeitos da RMS participam de reunião de alinhamento

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.