Com o objetivo de oferecer comodidade e evitar maiores transtornos para os contribuintes que não possuem endereço regular no cadastro da Prefeitura, a Secretaria da Fazenda de Camaçari (Sefaz) realizou, na manhã de hoje (02/02), a entrega direta de mais de 6 mil carnês de IPTU. A entrega foi realizada no bairro de Nova Vitória e em Abrantes.
Duas equipes compostas de 24 profissionais da Sefaz chegaram ao bairro de Nova Vitória no início da manhã, orientados por coordenadores e mapas de localização.
Segundo os técnicos, a maior dificuldade na entrega é a ausência de numeração correta e a recusa dos proprietários, que não reconhecem a dívida. Quando chegamos ao local, geralmente o dono não é mais o mesmo. Porém, eles desconhecem que o imposto é do imóvel e o atual proprietário deve assumir o débito, declarou a auxiliar administrativa Maisa Bispo de Santana.
De acordo com coordenador de cadastro da Sefaz, Marcos Sobral, a falta de informação dificulta o trabalho dos profissionais. Temos mais de 12 mil contribuintes isentos. E, mesmo assim, eles se recusam a receber os carnês.
Ele explica que o dinheiro arrecadado com o IPTU é voltado para a própria população, por meio de investimentos nas áreas de saúde, educação, segurança pública, social, meio ambiente, entre outros.
O coordenador de cadastro fez questão de ressaltar que os moradores que compraram os imóveis recentemente, mas ainda não atualizaram o cadastro, devem receber os carnês e se dirigir às centrais de atendimento (CAMs) para regularização do cadastro.
PENALIDADES
Apesar do índice de inadimplência em 2009 ter diminuído em relação a 2008, de 48% para 28%, a população desconhece as penalidades se não realizar o pagamento. O débito acarreta em multas e juros e, posteriormente, a Prefeitura poderá entrar com ação de dívida ativa e, depois, execução do bem. Nestes casos, o proprietário perderá o imóvel, que poderá ser empenhado.

Técnicos da Sefaz realizam entrega dos carnês do IPTU -