Contribuintes recebem carnês de IPTU em casa

Iwwa Agência
Publicado 02/02/2010 03:02:45

Com o objetivo de oferecer comodidade e evitar maiores transtornos para os contribuintes que não possuem endereço regular no cadastro da Prefeitura, a Secretaria da Fazenda de Camaçari (Sefaz) realizou, na manhã de hoje (02/02), a entrega direta de mais de 6 mil carnês de IPTU. A entrega foi realizada no bairro de Nova Vitória e em Abrantes.

Duas equipes compostas de 24 profissionais da Sefaz chegaram ao bairro de Nova Vitória no início da manhã, orientados por coordenadores e mapas de localização.

Segundo os técnicos, a maior dificuldade na entrega é a ausência de numeração correta e a recusa dos proprietários, que não reconhecem a dívida. “Quando chegamos ao local, geralmente o dono não é mais o mesmo. Porém, eles desconhecem que o imposto é do imóvel e o atual proprietário deve assumir o débito”, declarou a auxiliar administrativa Maisa Bispo de Santana.

De acordo com coordenador de cadastro da Sefaz, Marcos Sobral, a falta de informação dificulta o trabalho dos profissionais. “Temos mais de 12 mil contribuintes isentos. E, mesmo assim, eles se recusam a receber os carnês”.

Ele explica que o dinheiro arrecadado com o IPTU é voltado para a própria população, por meio de investimentos nas áreas de saúde, educação, segurança pública, social, meio ambiente, entre outros.

O coordenador de cadastro fez questão de ressaltar que os moradores que compraram os imóveis recentemente, mas ainda não atualizaram o cadastro, devem receber os carnês e se dirigir às centrais de atendimento (CAMs) para regularização do cadastro.

PENALIDADES
Apesar do índice de inadimplência em 2009 ter diminuído em relação a 2008, de 48% para 28%, a população desconhece as penalidades se não realizar o pagamento. O débito acarreta em multas e juros e, posteriormente, a Prefeitura poderá entrar com ação de dívida ativa e, depois, execução do bem. Nestes casos, o proprietário perderá o imóvel, que poderá ser empenhado.

Foto: Agnaldo Silva

Técnicos da Sefaz realizam entrega dos carnês do IPTU -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 19 de setembro de 2021

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (20) em Camaçari

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Prefeitura não decretará ponto facultativo no dia 27 de setembro

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.