Encerra na sexta-feira (22/08), nos 40 postos de saúde de Camaçari, a segunda etapa da campanha de vacinação contra paralisia infantil, e até o dia 13 de setembro contra rubéola para adultos, de 20 a 39 anos de idade.
A Vigilância Sanitária informou que até agora só foram vacinados 64% das crianças, mas pretende bater a meta de 20.182 meninos e meninas imunizadas contra a poliomielite. O objetivo é manter Camaçari longe da doença, pois o Município não registra casos há 30 anos.
Os pais não devem deixar de levar os filhos menores de cinco anos para tomar a gotinha, independentemente de terem tomado a primeira dose. Não há nenhuma restrição para o recebimento da vacina Sabin. A vacinação acontece das 8h às 17h.
A poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus, sendo mais comum em crianças. A transmissão é feita entre pessoas, através de contato fecal ou oral. Os sintomas variam entre febre, dor de garganta, náuseas, vômitos, dor abdominal, prisão de ventre e diarréia.
RUBÉOLA
Até o dia 13 de setembro, a Vigilância Sanitária pretende vacinar 78 mil homens e mulheres, de 20 a 39 anos de idade, em Camaçari. O alvo da campanha são os homens. Segundo o Ministério da Saúde ano passado foram detectados 8.684 casos, sendo que 70% do gênero masculino.
O movimento nos postos de saúde tem sido maior por parte das mulheres. A Secretaria da Saúde pretende bater a meta de 100% de pessoas vacinadas no Município. Só não podem ser imunizadas gestantes e mulheres que pretendem engravidar no prazo de 30 dias.

As vacinas estão sendo aplicadas nos 40 postos do Município -